Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19893
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Ações de enfermagem na reabilitação da pessoa com sequelas do acidente vascular encefálico: uma revisão integrativa
Author(s)/Inventor(s): Barbosa, Kananda Guimarães
Advisor: Bossato, Hercules Rigoni
Abstract: Objetivo: analisar artigos na literatura científica relacionados ao que a Enfermagem produz em ações para ofertar a continuidade do cuidado às pessoas com sequelas do acidente vascular encefálico. Método: revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, a partir de artigos em inglês, português e espanhol nas bases de dados da Biblioteca Virtual em saúde e Pubmed com palavras-chave e MESH, de estudos dos últimos cinco anos. Foram selecionados 15 artigos seguindo o fluxograma para seleção que ocorreu no período de setembro a dezembro de 2022. Resultados: As ações de Enfermagem englobam diversos aspectos do cuidado com propósito de reabilitação, desde a educação em saúde e ações na reabilitação física e na saúde mental, focado na recuperação da independência e autonomia da pessoa com sequelas após AVE. Conclusão: as ações de Enfermagem na educação em saúde da pessoa com sequelas do Acidente Vascular Encefálico e familiar obtiveram destaque, outras ações envolveram a utilização das tecnologias para o teleatendimento, além de criação de protocolos e ferramentas de apoio para avaliação do indivíduo.
Keywords: Cuidados de enfermagem
Acidente Vascular Cerebral
Enfermagem em reabilitação
Nursing care
Stroke
Rehabilitation nursing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 19-Dec-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Restrito
Citation: BARBOSA, Kananda Guimarães. Ações de enfermagem na reabilitação da pessoa com sequelas do acidente vascular encefálico: uma revisão integrativa. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KGBARBOSA.pdf193.71 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.