Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19898
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A tuberculose e as implicações da adesão e abandono do tratamento medicamentoso sobre a qualidade de vida das pessoas nas estratégias de saúde da família: uma revisão integrativa
Author(s)/Inventor(s): Ferreira Junior, Pedro Marciano
Advisor: Souza, Tiago Oliveira de
Abstract: Introdução: A tuberculose (TB) é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Existem causas precursoras do abandono do seu tratamento, dentre elas, os efeitos colaterais dos medicamentos, os determinantes sociais, políticas não inclusivas e/ou pouco acolhedoras do serviço de saúde, e isso acaba afetando a qualidade de vida da pessoa. Objetivo: Identificar quais os impactos do tratamento medicamentoso na qualidade de vida de pessoas com tuberculose. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, definida como um método de revisão específico que visa a fornecer uma visão abrangente sobre determinado tema e que tenha utilidade para a prática. Resultado: Pelos resultados, a tuberculose afeta diretamente na qualidade de vida dos infectados, pois há tanto implicações físicas como emocionais e psíquicas. Apresenta médias elevadas nos domínios de aspectos meio ambiente, relacionados a baixa escolaridade e condições socioeconômicas e as facetas presentes se relacionam com a oportunidade de adquirir novas informações e habilidades. Conclusão: Conclui-se que a TB é uma doença também de aspecto social e epidemiológico e que a cura dela é possível se feito de maneira correta, e para que isso aconteça é necessário pensar na qualidade de vida desses pacientes e, como nós enfermeiros podemos fazer para alcançar metas curativas a fim de evitar o abandono.
Keywords: Tuberculose
Adesão à medicação
Estratégia Saúde da Família
Qualidade de vida
Tuberculosis
Medication adherence
Family Health Strategy
Quality of life
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE DOENCAS CONTAGIOSAS
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Jul-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Restrito
Citation: FERREIRA JUNIOR, Pedro Marciano. A tuberculose e as implicações da adesão e abandono do tratamento medicamentoso sobre a qualidade de vida das pessoas nas estratégias de saúde da família: uma revisão integrativa. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PMFJUNIOR.pdf211.83 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.