Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19905
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alvim, Luíza Beatriz Amorim Melo | - |
dc.contributor.author | Cavalcanti, Patrick Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-15T02:03:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-13 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Patrick Gonçalves. Os estigmas da Aids retornam às telas: uma análise dos filmes Buddies (1985) e Clube de Compra Dallas (2014). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19905 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | AIDS (Doença) | pt_BR |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Estigmatização | pt_BR |
dc.title | Os estigmas da Aids retornam às telas: uma análise dos filmes Buddies (1985) e Clube de Compra Dallas (2014) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Salis, Fernando Alvares | - |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Vinicios Kabral | - |
dc.description.resumo | A década de 80 foi marcada pela descoberta da AIDS, que se revelou como uma das maiores epidemias dos tempos modernos, gerando um temor mundial por conta dos altos níveis de letalidade e da falta de informação acerca da doença. As referências simbólicas sobre a doença começavam a surgir durante o início da epidemia, associando a AIDS como consequência de ser homossexual. Partindo desse contexto histórico, o foco principal do presente trabalho será examinar as representações do estigma da AIDS no meio audiovisual. Investigando as imagens estigmatizantes, representações estéticas e arcos narrativos da doença nos filmes Buddies (Arthur J. Bressan Jr., 1985), umas das pioneiras obras audiovisuais norte-americanas a falar sobre a AIDS, e Clube de Compra Dallas (Jean-Marc Vallée, 2014), recente filme que retoma os estigmas da AIDS, pretende-se que o estudo contribua para a reflexão de novas narrativas de pessoas soropositivas perante uma forma de arte tão influente como o audiovisual, proporcionando a contenção dos estigmas da AIDS, transmitindo informações e ideias e viabilizando novas visões aos corpos soropositivos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PCavalcanti.pdf | 384.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.