Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Marcelo Gonçalves-
dc.contributor.authorOliveira, Lucas Teixeira de-
dc.date.accessioned2023-03-16T13:02:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:19Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lucas Teixeira de. Multilinearidade em histórias em quadrinhos: a multilinearidade sendo usada como meio aprofundado de interação dentre o autor e o leitor. 2023. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design – Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19914-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectEebcomicpt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.titleMultilinearidade em histórias em quadrinhos: a multilinearidade sendo usada como meio aprofundado de interação dentre o autor e o leitorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo busca adicionar ao debate sobre maneiras de trabalhar as histórias em quadrinhos virtuais, de maneira que expandam o gênero, tendo como foco a narrativa multilinear. Estes tipos de narrativas são capazes de gerar experiências mais profundas e íntimas ao leitor de quadrinhos, fazendo com que o mesmo possa absorver ainda mais da narrativa. Possuindo a capacidade de determinar o caminho que a narrativa assume, o leitor acaba se tornando um co-criador da história e ganha um apego ainda mais especial pelo quadrinho em questão. No início será feita uma análise a respeito da história dos quadrinhos, em seguida veremos como identificar os tipos de narrativa e seus elementos, para que finalmente possamos analisar como a multilinearidade foi usada em projetos semelhantes. Para que tudo isto seja colocado em evidência, também foi criado um projeto de história em quadrinhos multilinear chamado Gostosuras ou Travessuras. Este estudo elabora sua prototipação e debate maneiras de aplicar a multilinearidade em sua narrativa de maneira a melhorar a experiência para o leitor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LTOliveira.pdf6.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.