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dc.contributor.advisorEarp, Fábio de Silos Sá-
dc.contributor.authorD'aiuto, Melissa Ferraz-
dc.date.accessioned2017-05-12T18:44:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:56Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1991-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectShopping centerspt_BR
dc.subjectFontes de Receitapt_BR
dc.subjectEmpreendimentospt_BR
dc.subjectCaracterísticas estruturaispt_BR
dc.titleO desenvolvimento do setor de Shopping Centers no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0337996049282754pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Kelli-
dc.contributor.referee2Prado, Luiz Carlos-
dc.description.resumoShopping Centers são empreendimentos que objetivam o comércio varejista, porém em um formato diferenciado qualitativamente e em tamanho do varejo “de rua” tal qual conhecemos. Apesar de grandes estabelecimentos comerciais de contornos similares aos Shopping Centers já existirem há mais de um século, o modelo atual começou a surgir na década de 1950, nos Estados Unidos, tendo rapidamente se espalhado para Europa e outros continentes. Aqui no Brasil, o primeiro Shopping Center a ser inaugurado foi o Iguatemi, em São Paulo, no ano de 1966, e desde então o setor vem crescendo a passos largos, acumulando ao final de 2012 um total de aproximadamente 450 estabelecimentos. Grande parte desse sucesso se deve a proposta inovadora que o Shopping Center apresenta, proporcionando a seus clientes a união da oferta de variados serviços e produtos em um só lugar, com facilidade, segurança e conforto. Também as condições macroeconômicas, o crescimento de administradoras especializadas no setor, e o interesse dos fundos de pensão e investidores estrangeiros são responsáveis pelos atuais números surpreendentes. Desta forma, esse trabalho objetiva esclarecer as condições históricas e conjunturais que favoreceram o desenvolvimento desse setor no Brasil, assim como estudar aprofundadamente as características estruturais do tipo de empreendimento e do modelo de gestão que o diferencia de outros padrões de varejo. Concluiremos que devido a esses diferenciais citados, as perspectivas futuras para o setor são extremamente favoráveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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