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dc.contributor.advisorGuimarães, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.authorJustino, Queila Jessica Celeste Bernardo-
dc.date.accessioned2023-03-16T18:51:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:19Z-
dc.date.issued2023-02-08-
dc.identifier.citationJUSTINO, Queila Jessica Celeste Bernardo. Educação das crianças de 0 a 3 anos: inspirações montessorianas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19923-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMontessoript_BR
dc.subjectMétodo de educaçãopt_BR
dc.titleEducação das crianças de 0 a 3 anos: inspirações montessorianaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia de Oliveira-
dc.contributor.referee2Pereira, Erika Jennifer Honorio-
dc.description.resumoA creche é um espaço de trabalho pedagógico coletivo com bebês e crianças bem pequenas; nessa etapa, a plasticidade dos bebês e crianças pequenas é mais forte, visto que o processo de desenvolvimento psíquico, motor, linguístico e afetivo acontece com vigor e intensidade. Portanto, os primeiros anos de vida de uma criança pequena são fartamente relevantes, e por isso precisamos considerá-la à altura, proporcionando a melhor experiência educativa, afetiva e social possível. Mas, nem sempre se pensou e considerou assim, a creche já foi e em alguns casos ainda é vista como um período voltado para o cuidado protetivo, custodial. Com isso, o objetivo desta pesquisa é trazer, fundamentado em análise de campo, possibilitado por vivência de estágio em um espaço de desenvolvimento montessoriano que atende bebês e crianças de 0 a 3 anos, inspirações do método Montessori que funcionam com essa faixa etária, na promoção de uma educação que reconhece o potencial de bebês e crianças bem pequenas, com respeito, direitos assegurados, valorização da autonomia e protagonismo da criança, em diálogo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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