Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19923
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guimarães, Daniela de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Justino, Queila Jessica Celeste Bernardo | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-16T18:51:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
dc.identifier.citation | JUSTINO, Queila Jessica Celeste Bernardo. Educação das crianças de 0 a 3 anos: inspirações montessorianas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19923 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Montessori | pt_BR |
dc.subject | Método de educação | pt_BR |
dc.title | Educação das crianças de 0 a 3 anos: inspirações montessorianas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Núbia de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Erika Jennifer Honorio | - |
dc.description.resumo | A creche é um espaço de trabalho pedagógico coletivo com bebês e crianças bem pequenas; nessa etapa, a plasticidade dos bebês e crianças pequenas é mais forte, visto que o processo de desenvolvimento psíquico, motor, linguístico e afetivo acontece com vigor e intensidade. Portanto, os primeiros anos de vida de uma criança pequena são fartamente relevantes, e por isso precisamos considerá-la à altura, proporcionando a melhor experiência educativa, afetiva e social possível. Mas, nem sempre se pensou e considerou assim, a creche já foi e em alguns casos ainda é vista como um período voltado para o cuidado protetivo, custodial. Com isso, o objetivo desta pesquisa é trazer, fundamentado em análise de campo, possibilitado por vivência de estágio em um espaço de desenvolvimento montessoriano que atende bebês e crianças de 0 a 3 anos, inspirações do método Montessori que funcionam com essa faixa etária, na promoção de uma educação que reconhece o potencial de bebês e crianças bem pequenas, com respeito, direitos assegurados, valorização da autonomia e protagonismo da criança, em diálogo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
QJustino.pdf | 661.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.