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dc.contributor.advisorMacDowell, Ana Cecília-
dc.contributor.authorMaciel, Ana Carolinne Gomes-
dc.date.accessioned2023-03-21T14:18:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:24Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationMACIEL, Ana Carolinne Gomes. A temporalidade por fragmentos enraizados na experiência da arte. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19974-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectTemporalidadept_BR
dc.subjectFragmentospt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectInstalaçãopt_BR
dc.subjectEsculturapt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectvídeopt_BR
dc.titleA temporalidade por fragmentos enraizados na experiência da artept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho sugere uma reflexão sobre a influência da temporalidade em projetos de arte realizados durante meu período acadêmico no curso de Artes Visuais com ênfase em Escultura da Escola de Belas Artes na Universidade do Rio de Janeiro. A abordagem desta pesquisa focaliza na temporalidade por fragmentos da experiência, apontando para a necessidade de mostrar a importância de compreender o trabalho de arte pelo movimento, ainda assim, como algo que pode encontrar um modo específico de enraizamento. O interesse pelo tema da fragmentação surge por reflexões da arte no limiar entre cultura e natureza, tendo como parte constitutiva dessa questão: a simbologia da raiz, do barro e da árvore, em concepções de diversas metodologias artísticas e suas imbricações, principalmente em proposições práticas de projeto, instalação, escultura, pintura, fotografia e vídeo. Tal investigação foi desenvolvida pesquisando autores como, Vilém Flusser, Gaston Bachelard, que discutem o tema da relação entre natureza e cultura. Atravessando a pesquisa também por referências de artistas que colocam suas ações sobre a importância do gesto de manipulação, onde a argila aparece como matéria que informa a experiência, as mãos presentes como foco da ação do artista, as árvores como um simbólico da presença relevante da natureza atuantes na relação entre o artista, o gesto aplicado na matéria e suas constantes alterações temporais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Visuais - Escultura

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