Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19977
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cerqueira, Vicente de Paulo Santos | - |
dc.contributor.author | Lopes, Manuella Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-21T15:13:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-03 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Manuella Cardoso. Play-graphos: painel para ensino e representação tridimensional de gráficos matemáticos. 2022. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19977 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Gráficos matemáticos | pt_BR |
dc.title | Play-graphos: painel para ensino e representação tridimensional de gráficos matemáticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Pessoas com deficiência visual frequentemente indicam certa dificuldade ao compreender conceitos e gráficos matemáticos devido a falta de materiais e métodos que apoiem o ensino escolar, vista a natureza seletiva de suas atividades. Por isso, o projeto Play Graphos busca preencher uma lacuna encontrada na disponibilidade de objetos auxiliares ao processo de aprendizagem escolar infanto-juvenil e tem como objetivo o desenvolvimento de um conjunto de objetos destinado ao ensino da matemática, em especial, ao aprendizado de conhecimentos que utilizam recursos gráficos de representação, com foco em crianças cegas e com baixa visão, estudantes do Ensino Fundamental e com idade de 6 a 12 anos. Para tal, foram desenvolvidos estudos metodológicos baseados no Design Universal e na metodologia do valor, assim como estudos sobre a construção de imagens mentais e modelos experimentais de geração de ideias. Ao fim, foi gerado um tabuleiro lúdico com foco no sistema tátil, que se propõe a representar, de forma modular e simplificada, os principais tipos de gráficos matemáticos trabalhados nesta faixa etária. Possui a característica de ser de fácil armazenagem e compacto e com embalagem integrada, de forma a promover a multidisciplinaridade, a inclusão e a autonomia do usuário. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenho Industrial - Projeto do Produto |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MCLopes.pdf | 16.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.