Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19992
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCavalcanti, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorBlyth, Raysa Ortiz-
dc.date.accessioned2023-03-23T15:36:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:24Z-
dc.date.issued2023-02-10-
dc.identifier.citationBLYTH, Raysa Ortiz. Fausto e Margarida: uma alegoria autobiográfica de Pedro Américo. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19992-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedro Américopt_BR
dc.subjectFaustopt_BR
dc.subjectRomantismopt_BR
dc.subjectAcademicismopt_BR
dc.subjectAcademia Imperial de Belas Artespt_BR
dc.titleFausto e Margarida: uma alegoria autobiográfica de Pedro Américopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoA partir de uma investigação iconográfica da pintura Fausto e Margarida (c.1875-1900), de Pedro Américo (1843-1905), algumas perguntas vieram à superfície da análise, orientando o desenvolvimento desta pesquisa. A princípio, Fausto e Margarida parece tratar apenas de um tema literário, a saber, uma passagem do livro O Fausto, do alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). Devido à liberdade criativa que Pedro Américo tomou acerca do tema goethiano, alguns elementos atípicos da representação se destacam, abrindo margem para a hipótese de uma possível relação com a sua vida pessoal. Em vista disso, o objetivo deste trabalho é identificar na tela em questão, informações que testemunhem o posicionamento do pintor diante da transição entre os regimes monárquico e republicano. Para isso, foi necessário realizar um levantamento histórico e biográfico de Pedro Américo, a fim de traçar uma conexão adequada e coerente entre a obra como um todo e o artista. Diante de todo esse percurso, intenciona-se dar à luz uma teoria sobre a obra Fausto e Margarida, que dentre as pinturas de Pedro Américo, é aquela cuja quantidade de estudos a ela dedicados ainda é muito pequena.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROBlyth.pdf573.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.