Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19992
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | Blyth, Raysa Ortiz | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-23T15:36:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-10 | - |
dc.identifier.citation | BLYTH, Raysa Ortiz. Fausto e Margarida: uma alegoria autobiográfica de Pedro Américo. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19992 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedro Américo | pt_BR |
dc.subject | Fausto | pt_BR |
dc.subject | Romantismo | pt_BR |
dc.subject | Academicismo | pt_BR |
dc.subject | Academia Imperial de Belas Artes | pt_BR |
dc.title | Fausto e Margarida: uma alegoria autobiográfica de Pedro Américo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir de uma investigação iconográfica da pintura Fausto e Margarida (c.1875-1900), de Pedro Américo (1843-1905), algumas perguntas vieram à superfície da análise, orientando o desenvolvimento desta pesquisa. A princípio, Fausto e Margarida parece tratar apenas de um tema literário, a saber, uma passagem do livro O Fausto, do alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). Devido à liberdade criativa que Pedro Américo tomou acerca do tema goethiano, alguns elementos atípicos da representação se destacam, abrindo margem para a hipótese de uma possível relação com a sua vida pessoal. Em vista disso, o objetivo deste trabalho é identificar na tela em questão, informações que testemunhem o posicionamento do pintor diante da transição entre os regimes monárquico e republicano. Para isso, foi necessário realizar um levantamento histórico e biográfico de Pedro Américo, a fim de traçar uma conexão adequada e coerente entre a obra como um todo e o artista. Diante de todo esse percurso, intenciona-se dar à luz uma teoria sobre a obra Fausto e Margarida, que dentre as pinturas de Pedro Américo, é aquela cuja quantidade de estudos a ela dedicados ainda é muito pequena. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROBlyth.pdf | 573.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.