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dc.contributor.advisorRiehl, Carlos Alberto da Silva-
dc.contributor.authorSousa, Adriana Aparecida de-
dc.date.accessioned2023-03-23T19:51:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:24Z-
dc.date.issued2022-01-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19997-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectAulas remotaspt_BR
dc.subjectAulas experimentaispt_BR
dc.titleDesafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2910118690760608pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3170069811245467pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Joaquim Fernando Mendes da-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670622312616696pt_BR
dc.contributor.referee1Martinhon, Priscila Tamiasso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0907008554946779pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Luiz Felipe Santoro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7057600935022947pt_BR
dc.description.resumoDevido à pandemia de Coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas para tentar conter a disseminação do vírus, sendo assim os professores tiveram que se reinventar e mudar a forma como ensinar e os alunos tiveram de se adaptar a uma nova forma de aprender. Assim, o processo de ensino e aprendizagem continha muitas dúvidas e novos desafios deveriam ser reconhecidos, discutidos e enfrentados à luz da nova situação. Uma das maneiras encontradas para dar continuação das aulas foi os professores continuarem o ano letivo de forma remota. Neste sentido os professores da disciplina de Química teriam encontrado muita dificuldade na sua parte experimental, em virtude que as aulas práticas são muito difíceis de serem realizadas sem um laboratório físico, entretanto, não é impossível, visto que, existem várias plataformas e sites com laboratórios virtuais. O presente trabalho visa saber como esses professores conseguiram ensinar os alunos de forma remota e como foi possível realizar suas aulas experimentais no ensino de Química, como os professores se adaptaram a essa nova realidade, quais foram os maiores desafios enfrentados por esses professores e como eles conseguiram contornar toda essas dificuldades. A base teórica sustenta-se em diversos autores que fundamentam a discussão no ensino de química e aulas realizadas de forma remota. Objetivou-se de forma geral, diante do exposto, mapear a percepção dos professores das diferentes instituições FATEC da cidade de Nova Iguaçu e SEEDUC também da cidade de Nova Iguaçu que fica no município da Baixada Fluminense, acerca das estratégias de ensino remoto no Rio de Janeiro. Para obter as respostas desejadas foi realizado um questionário com perguntas pertinentes ao tema para 5 professores da rede da FAETEC e 5 professores da SEEDUC por meio da ferramenta Google Forms. Com o estudo, concluiu-se que houve muitas dificuldades ao ter que se adaptar de forma rápida, mas que existem muitas ferramentas que puderam auxiliar os professores naquele momento. Por isso, se faz essencial políticas púbicas que invista em tecnologias, treinamentos de educadores e alunos e uma expansão de acesso à internet.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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