Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/19999
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Coleta seletiva em casa: uma estratégia para integrar educação ambiental e ensino de química |
Autor(es)/Inventor(es): | Gonçalves, Eloisa Baldo |
Orientador: | Silva, Joaquim Fernando Mendes da |
Resumo: | Esse trabalho teve como propósito introduzir a educação ambiental no Ensino Médio através dos conceitos de química ambiental, contextualizando com os assuntos presentes no cotidiano dos estudantes, como o descarte de lixo e a coleta seletiva O trabalho foi desenvolvido em três turmas de primeiro ano do ensino médio. Foi pedido que os alunos correlacionarem os processos de tratamento de lixo com a matéria dada ao longo do ano letivo, isso se deu através de trabalhos avaliativos produzidos ao longo de três bimestres, e como produto total dessas atividades os alunos fizeram vídeos mostrando a realidade deles e das comunidades aos quais estavam inseridos, mostrando locais de descartes de lixo e um projeto social que trabalha com dependentes químicos a coleta e a reciclagem de materiais. Os resultados mostram que foi possível atrair a atenção dos alunos com o método de aula não tradicional. O trabalho também ajudou os estudantes a agregarem conhecimentos a respeito do assunto. |
Palavras-chave: | Ensino de química Coleta seletiva Educação ambiental Ensino médio |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eloisa Baldo Gonçalves.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.