Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19999
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Coleta seletiva em casa: uma estratégia para integrar educação ambiental e ensino de química
Autor(es)/Inventor(es): Gonçalves, Eloisa Baldo
Orientador: Silva, Joaquim Fernando Mendes da
Resumo: Esse trabalho teve como propósito introduzir a educação ambiental no Ensino Médio através dos conceitos de química ambiental, contextualizando com os assuntos presentes no cotidiano dos estudantes, como o descarte de lixo e a coleta seletiva O trabalho foi desenvolvido em três turmas de primeiro ano do ensino médio. Foi pedido que os alunos correlacionarem os processos de tratamento de lixo com a matéria dada ao longo do ano letivo, isso se deu através de trabalhos avaliativos produzidos ao longo de três bimestres, e como produto total dessas atividades os alunos fizeram vídeos mostrando a realidade deles e das comunidades aos quais estavam inseridos, mostrando locais de descartes de lixo e um projeto social que trabalha com dependentes químicos a coleta e a reciclagem de materiais. Os resultados mostram que foi possível atrair a atenção dos alunos com o método de aula não tradicional. O trabalho também ajudou os estudantes a agregarem conhecimentos a respeito do assunto.
Palavras-chave: Ensino de química
Coleta seletiva
Educação ambiental
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eloisa Baldo Gonçalves.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.