Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19999
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Joaquim Fernando Mendes da-
dc.contributor.authorGonçalves, Eloisa Baldo-
dc.date.accessioned2023-03-23T19:52:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:24Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19999-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectColeta seletivapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleColeta seletiva em casa: uma estratégia para integrar educação ambiental e ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1670622312616696pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6717017283114275pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Viviane Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1229963402809254pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Thiago Crispim da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7116845646157515pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho teve como propósito introduzir a educação ambiental no Ensino Médio através dos conceitos de química ambiental, contextualizando com os assuntos presentes no cotidiano dos estudantes, como o descarte de lixo e a coleta seletiva O trabalho foi desenvolvido em três turmas de primeiro ano do ensino médio. Foi pedido que os alunos correlacionarem os processos de tratamento de lixo com a matéria dada ao longo do ano letivo, isso se deu através de trabalhos avaliativos produzidos ao longo de três bimestres, e como produto total dessas atividades os alunos fizeram vídeos mostrando a realidade deles e das comunidades aos quais estavam inseridos, mostrando locais de descartes de lixo e um projeto social que trabalha com dependentes químicos a coleta e a reciclagem de materiais. Os resultados mostram que foi possível atrair a atenção dos alunos com o método de aula não tradicional. O trabalho também ajudou os estudantes a agregarem conhecimentos a respeito do assunto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eloisa Baldo Gonçalves.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.