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dc.contributor.advisorFaltay Filho, Paulo-
dc.contributor.authorBarreto, Manuella Caputo-
dc.date.accessioned2023-03-24T13:47:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:24Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.citationBARRETO, Manuella Caputo. As meninas do TikTok: subjetividade e visibilidade na rede social da geração Z. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20004-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeninaspt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectTikTokpt_BR
dc.titleAs meninas do TikTok: subjetividade e visibilidade na rede social da geração Zpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Paulo César-
dc.contributor.referee2Bentes, Anna-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo discutir como adolescentes brasileiras têm se apropriado do aplicativo TikTok para produzir e compartilhar novos modelos de subjetividade, visibilidade e sexualidade. A partir da análise do conteúdo publicado por quatro usuárias influentes na rede social, o trabalho pretende abordar como os recursos e ferramentas da plataforma atravessam a construção de identidade de meninas adolescentes. Impulsionado pelo distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19, o TikTok se tornou rapidamente uma das redes sociais mais populares do mundo todo. Desde o começo, o app foi projetado para apelar aos gostos e necessidades do público infantojuvenil e, não à toa, faz tanto sucesso entre as adolescentes brasileiras, que compõem grande parte da audiência da plataforma no país. Nesse sentido, a pesquisa busca mostrar como as tiktokers analisadas têm lidado com a mediação algorítmica na busca por visibilidade; quais são os mecanismos do aplicativo e como são utilizados em seus processos de subjetivação; e, ainda, como as meninas têm feito a partilha de suas intimidades e publicizado versões de si alterdirigidas na rede social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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