Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20015
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Projeto de revitalização das bordas do canal Gruçaí e áreas do entorno, a partir da Praça do Curtume, Penha - RJ
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Bruna Duarte Nascimento de
Advisor: Vasconcellos, Virgínia Maria Nogueira de
Abstract: O Projeto de Revitalização das bordas do Canal Gruçaí e áreas do entorno, a partir da Praça do Curtume, Penha - RJ, foi desenvolvido com objetivo de estudar a área da Penha relacionando o Curtume Carioca e o Canal Gruçaí. É um projeto que dá continuidade às intervenções anteriormente propostas durante a disciplina de Projeto Paisagístico IV, onde se desenvolveu a Praça do Curtume. A base da pesquisa gira em torno de levantamentos a respeito das características físicas, ambientais e urbanísticas da região central do Bairro da Penha junto ao seu histórico com a indústria de couro, o Curtume Carioca. Tem como resultado um Projeto Paisagístico que lida com arborização urbana, melhoria das vias e passeios, aumento da permeabilidade do solo e com o desenvolvimento do conceito de caminhabilidade.
Keywords: Projeto de revitalização urbana
Paisagismo
Caminhabilidade
Pisos drenantes
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Jul-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Bruna Duarte Nascimento de. Projeto de revitalização das bordas do canal Gruçaí e áreas do entorno, a partir da Praça do Curtume, Penha - RJ. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição Paisagística) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Paisagismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BDNOliveira.pdf31.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.