Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20017
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Gilberto Rangel de-
dc.contributor.authorMedeiros, Gustavo-
dc.contributor.authorSilva, Nayra-
dc.date.accessioned2023-03-27T14:51:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:24Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gilberto Rangel de; MEDEIROS, Gustavo; SILVA, Nayra. Método de projeto no ensino de Design de Interiores e os aspectos convergentes com o campo do Design: mapeamento do método de projeto nas ies brasileiras. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 14., 2022, Rio de Janeiro, Rj. Anais [...] . Rio de Janeiro: Blucher, 2022. p. 3899-3917. DOI: 10.5151/ped2022-8423539pt_BR
dc.identifier.issn2318-6968pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20017-
dc.description.abstractResearch carried out with the Interior Design courses, bachelor level, of public and private nature, regularly active in Brazil, with the objective of mapping and identifying how each institution deals with the methodological aspects of the design disciplines in its units. Based on applied qualitative research, with a well- defined methodological approach, reflections were made on convergences and divergences between the design methods in Design – Product Design and Interior Design, safeguarding their specificities. It discusses the steps and techniques of the project method in Interior Design, passing through the understanding of the briefing and concept in the two professions. Finally, positive, and negative aspects of remote teaching will be pointed out during the period of social isolation, caused by the COVID-19 pandemic. The research reveals significant adherence of the methods applied in the teaching of interior design with Design area.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherBlucherpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Designpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo de projetopt_BR
dc.subjectBriefingpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectDecoração de interiorespt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectInterior decorationen
dc.subjectProduct designen
dc.subjectMethodologyen
dc.titleMétodo de projeto no ensino de design de interiores e os aspectos convergentes com o campo do design: mapeamento do método de projeto nas IES brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeProject method in the teaching of interior design and convergent aspects with the area of design: mapping of the project method in brazilian IESen
dc.typeTrabalho publicado em eventopt_BR
dc.identifier.doi10.5151/ped2022-8423539-
dc.description.resumoPesquisa realizada junto aos cursos de Design de Interiores, nível bacharelado, de natureza pública e privada, regularmente ativos no Brasil, com o objetivo de mapear e identificar como cada instituição trata os aspectos metodológicos das disciplinas de projeto. A partir de pesquisa qualitativa aplicada, com percurso metodológico bem definido, realizou-se reflexões sobre convergências e divergências entre os métodos de projeto em Design – Projeto de Produto e Design de Interiores, resguardando suas especificidades. Discute- se sobre as etapas e técnicas do método projeto em Design de Interiores, passando-se pelo entendimento sobre briefing e conceito nas duas profissões. Por fim, investigou-se ações de inovação no ensino remoto durante o período do isolamento social, causado pela pandemia da COVID-19. A pesquisa revela significativa aderência dos métodos aplicados no ensino de projeto em Design de Interiores com o campo do Design.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOpt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Metodo de Projeto Ensino de Desing Interiores - Bacharelados.pdf803.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.