Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20018
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Gilberto Rangel de-
dc.contributor.authorHermida, Stella-
dc.date.accessioned2023-03-27T15:08:45Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:24Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gilberto Rangel de; HERMIDA, Stella. Métodos de projeto em Design de interiores nas IES brasileiras: uma abordagem a partir da fenomenologia do lugar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 14., 2022, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...] . Rio de Janeiro: Blucher, 2022. p. 5414-5426. DOI 10.5151/ped2022-7914555pt_BR
dc.identifier.issn2318-6968pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20018-
dc.description.abstractDuring the social isolation period in 2021, due to the Covid-19 virus pandemic, distance research was carried out on design and the methods used in all public or private nature Interior Design Brazilian Higher Education Institutions Bachelor's Degree courses. The main research objective was to map and identify project teaching methods in order to confront them later with the research theoretical support based on the relationship between Interior Design and the Place Phenomenology proposed by Noberg-Schulz (2013). From the interdisciplinary relationships between Design, Interior Design and the Phenomenology of place, we understand how educational institutions apply their efforts in order to analyze the territory, the function and the user in the face of the methods used and the established design languages.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherBlucherpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Designpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo de projetopt_BR
dc.subjectDecoração de interiorespt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectInterior decorationen
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectPhenomenologyen
dc.titleMétodos de projeto em design de interiores nas IES brasileiras: uma abordagem a partir da fenomenologia do lugarpt_BR
dc.title.alternativeMethods in brazilian interior design IES: a place phenomenology approachen
dc.typeTrabalho publicado em eventopt_BR
dc.identifier.doi10.5151/ped2022-7914555-
dc.description.resumoDurante o período de isolamento social em 2021, por conta da pandemia causada pelo vírus da Covid-19, realizou-se uma pesquisa de forma remota sobre o ensino de projeto e os métodos utilizados em todos os cursos de nível bacharelado de Design de interiores junto as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras de natureza pública ou privada. O objetivo central da pesquisa era mapear e identificar métodos de ensino de projeto a fim de confrontá-los posteriormente com o aporte teórico fundamentado nas relações entre o Design de interiores e a Fenomenologia do lugar proposta por Noberg-Schulz (2013). A partir das relações interdisciplinares entre o Design, Design de interiores e a Fenomenologia do lugar compreendemos como as instituições de ensino aplicam seus esforços no sentido de analisar o território, a função e o usuário frente aos métodos empregados e as linguagens estabelecidas de projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOpt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
uma abordagem a partir da fenomenologia do lugar.pdf620.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.