Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20043
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Chaves, Jacqueline Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | Anjos, Rafaela Afonso dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-27T20:52:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-13 | - |
dc.identifier.citation | ANJOS, Rafaela Afonso dos. O processo de medicalização da educação e a formação de pedagogos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20043 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O processo de medicalização da educação e a formação de pedagogos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Marinalva Silva | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de monografia tem por objetivo geral investigar se o tema da medicalização da educação tem sido estudado dentro das salas de aula do curso de Pedagogia da UFRJ. Para elaboração deste trabalho foi necessário realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a origem histórica da medicalização, seu conceito, bem como sobre a história do curso de Pedagogia no Brasil e os desdobramentos até a criação do curso de Pedagogia da UFRJ. Além disso, realizou-se um estudo do currículo do referido curso e uma pesquisa exploratória através de um questionário com estudantes e ex-estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ, para entender se de fato a medicalização tem sido um tema presente ao longo da graduação. De acordo com as ementas, das 101 disciplinas totais do curso, entre eletivas e obrigatórias, apenas 4 abordam a temática da medicalização em algum momento e, segundo o questionário aplicado, o tema mostrou-se desconhecido para alguns estudantes e confuso para os que minimamente já ouviram falar, associando o fenômeno apenas ao uso de medicamentos, sem considerar todo o processo. Diante de tais dados, pode-se concluir que o processo de medicalização da educação ainda é um problema que precisa ser muito debatido dentro da Universidade, tendo em vista sua gravidade, seus desdobramentos, e o perigo de (re)produzi-lo nas salas de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RAnjos.pdf | 274.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.