Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20044
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leandro, Anita Matilde Silva | - |
dc.contributor.author | Beaklini, Renato | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-27T21:16:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.citation | BEAKLINI, Renato. Do fluxo ao arquivo: uma análise da técnica do desvio na montagem de Um dia na vida. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20044 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Documentário | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Linguagem cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | Televisão | pt_BR |
dc.title | Do fluxo ao arquivo: uma análise da técnica do desvio na montagem de Um dia na vida | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida | - |
dc.contributor.referee2 | Capeller, Ivan | - |
dc.description.resumo | Esta monografia objetiva analisar a montagem do filme Um dia na vida (Eduardo Coutinho, 2010), com foco no modo como o documentarista brasileiro se apropria das imagens da televisão aberta brasileira para criticá-las. Para isso, inicialmente, buscamos uma contextualização que abarcasse três frentes: o modo como as imagens foram desviadas, a posição que o filme ocupa em relação à filmografia de Coutinho e o panorama da teledifusão brasileira. Em seguida, analisamos o conteúdo do longa-metragem, realizando um breve apontamento sobre a linguagem televisiva, somado a um exame de seus temas mais presentes. Por último, inspecionamos a forma do filme. A partir de um estudo da técnica de composição de Coutinho, avaliamos a montagem da obra e a experiência cinematográfica que ela suscita. Assim, o presente trabalho ressalta a preeminência do processo de montagem na produção da matéria fílmica em Um dia na vida. Veremos que, ao causar estranhamento no espectador, a montagem desta obra distancia as imagens de sua origem televisiva para atribuir-lhes um sentido outro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RBeaklini.pdf | 2.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.