Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20044
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeandro, Anita Matilde Silva-
dc.contributor.authorBeaklini, Renato-
dc.date.accessioned2023-03-27T21:16:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:56Z-
dc.date.issued2023-02-14-
dc.identifier.citationBEAKLINI, Renato. Do fluxo ao arquivo: uma análise da técnica do desvio na montagem de Um dia na vida. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20044-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectLinguagem cinematográficapt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.titleDo fluxo ao arquivo: uma análise da técnica do desvio na montagem de Um dia na vidapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida-
dc.contributor.referee2Capeller, Ivan-
dc.description.resumoEsta monografia objetiva analisar a montagem do filme Um dia na vida (Eduardo Coutinho, 2010), com foco no modo como o documentarista brasileiro se apropria das imagens da televisão aberta brasileira para criticá-las. Para isso, inicialmente, buscamos uma contextualização que abarcasse três frentes: o modo como as imagens foram desviadas, a posição que o filme ocupa em relação à filmografia de Coutinho e o panorama da teledifusão brasileira. Em seguida, analisamos o conteúdo do longa-metragem, realizando um breve apontamento sobre a linguagem televisiva, somado a um exame de seus temas mais presentes. Por último, inspecionamos a forma do filme. A partir de um estudo da técnica de composição de Coutinho, avaliamos a montagem da obra e a experiência cinematográfica que ela suscita. Assim, o presente trabalho ressalta a preeminência do processo de montagem na produção da matéria fílmica em Um dia na vida. Veremos que, ao causar estranhamento no espectador, a montagem desta obra distancia as imagens de sua origem televisiva para atribuir-lhes um sentido outro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Radialismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBeaklini.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.