Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20066
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Potencial atividade anti-Leishmania amazonensis das subfrações do extrato etanólico do fungo endofítico HB12b2 isolado da planta Humiria balsamifera coletada na Restinga de Jurubatiba/Macaé
Author(s)/Inventor(s): Luiz, Thays Line Figueirêdo Freitas
Advisor: Chaves, Suzana Passos
Co-advisor: Guimarães, Denise Oliveira
Abstract: A Leishmaniose é uma protozoonose, considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma doença negligenciada, e os tratamentos disponíveis na clínica apresentam graves efeitos colaterais, o que prejudica a adesão da terapia pelo(s) paciente(s). Nosso grupo testou a atividade anti-Leishmania amazonensis do extrato bruto etanólico do fungo endofítico Hb12b2 isolado da planta Humiria balsamifera coletada na Restinga de Jurubatiba na busca de potenciais substâncias frente a leishmaniose tegumentar. O extrato apresentou boa atividade anti-promastigota e antiamastigota de Leishmania amazonensis in vitro, porém apresentou toxidez para macrófagos na concentração de 10 µg/mL. Buscando melhorar a efetividade e segurança do extrato bruto Hb12b2, foi proposto o fracionamento do mesmo, e a avaliação da atividade anti-Leishmania das frações obtidas. Para o fracionamento, foram utilizados métodos de partição líquido/líquido com os seguintes solventes:hexano, acetato de etila e butanol além do emprego de cromatografia em coluna aberta com a fração em acetato de etila. A análise do perfil químico das subfrações em acetato de etila foi realizada utilizando método cromatográfico como cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a detector por arranjo de diodos (CLAE-DAD). Nos ensaios biológicos, a atividade anti-promastigota e citotoxidade celular foram avaliadas através do ensaio colorimétrico de MTT. Como resultado do fracionamento, temos que partindo de 2,37 g do extrato bruto foram obtidas as frações hexânica, acetato de etila e butanólica, com os respectivos rendimentos: 0,05 g, 0,148 g e 0,493 g. Da fração de acetato de etila, adquiriu-se 6 subfrações (F1-F6) que tiveram sua atividade anti-promastigota de L. amazonensis testada, sendo as subfrações F2 e F3 as que apresentaram as melhores atividades anti-promastigota com IC 50 de 7,71 μg/mL e 18,74 μg/mL, respectivamente; as subfrações F3 e F6 demonstraram induzir citotoxidade relevante com DL 50 de 5,49 µg/mL e 6,90 µg/mL, respectivamente, e as subfrações F5 e F6 apresentaram um bom perfil de pureza. Uma vez que o fungo endofítico utilizado para a obtenção do extrato bruto Hb12b2 foi isolado da planta Humiria balsamifera, as frações decocto, acetato de etila, diclorometano e butanólica da planta tiveram sua atividade anti-promastigota avaliada, mas nenhuma apresentou resultado significativo. Então, nos nossos resultados apresentados, vimos que as técnicas utilizadas para o fracionamento do extrato bruto foram eficientes, obtendo-se duas subfrações com bom perfil de pureza observado através de CLAE-DAD. Nossos resultados demonstram que a subfração F2 foi a que apresentou atividade anti-promastigota mais promissora, indicando a necessidade de estudos adicionais para isolamento do produto ativo desta fração.
Keywords: Leishmaniose
Fungos endofíticos
Produtos biológicos
Humiria balsamifera
Leishmaniasis
Endophytic fungi
Biological products
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Oct-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LUIZ, Thays Line Figueiredo Freitas. Potencial atividade anti-Leishmania amazonensis das subfrações do extrato etanólico do fungo endofítico HB12b2 isolado da planta Humiria balsamifera coletada na Restinga de Jurubatiba/Macaé. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TLFFLuiz.pdf901.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.