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dc.contributor.advisorBarboza, Rodolfo Santos-
dc.contributor.authorRaymundo, Laíssa Fernandes Machado-
dc.date.accessioned2023-03-30T19:42:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:12Z-
dc.date.issued2023-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20077-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.titleProposta de aula experimental inclusiva para alunos com deficiências visuais pautada no trabalho colaborativopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5093012076721067pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0533954055776058pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Aline Domingos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1695172433007044pt_BR
dc.contributor.referee2Paulino, Jéssica Frontino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8748936256863979pt_BR
dc.description.resumoA educação para alunos com deficiência visual só se torna inclusiva a partir do momento em que os docentes passam a criar, inovar ou modificar formas de atender a todos os alunos, sem que haja qualquer tipo de exclusão. Com relação ao ensino de química, visto o fato de que grande parte dos materiais pedagógicos e aulas experimentais se utilizam da visão, há uma exclusão e detrimento dos alunos com deficiência visual, prejudicando sua participação durante as aulas e, por consequência, o processo de aprendizagem. Nesse cenário, o presente trabalho apresenta adaptações em materiais, gerando subsídios na elaboração de kits pedagógicos, para que os alunos cegos possam participar ativamente das aulas práticas, possibilitando o trabalho colaborativo com os demais educandos. O atual projeto foi realizado tendo como ponto de partida um questionário que foi respondido por docentes de diversas instituições escolares, e a partir disso, um kit pedagógico constituído de materiais adaptados para que o aluno possa utilizar o tato para realizar o preparo de uma solução que poderá ser utilizada em aulas práticas sobre volumetria, como meio de gerar maior inclusão dos alunos com deficiência visual em aulas experimentais no laboratório de química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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