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http://hdl.handle.net/11422/20077
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Barboza, Rodolfo Santos | - |
dc.contributor.author | Raymundo, Laíssa Fernandes Machado | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T19:42:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20077 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_BR |
dc.title | Proposta de aula experimental inclusiva para alunos com deficiências visuais pautada no trabalho colaborativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5093012076721067 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0533954055776058 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Aline Domingos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1695172433007044 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paulino, Jéssica Frontino | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8748936256863979 | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação para alunos com deficiência visual só se torna inclusiva a partir do momento em que os docentes passam a criar, inovar ou modificar formas de atender a todos os alunos, sem que haja qualquer tipo de exclusão. Com relação ao ensino de química, visto o fato de que grande parte dos materiais pedagógicos e aulas experimentais se utilizam da visão, há uma exclusão e detrimento dos alunos com deficiência visual, prejudicando sua participação durante as aulas e, por consequência, o processo de aprendizagem. Nesse cenário, o presente trabalho apresenta adaptações em materiais, gerando subsídios na elaboração de kits pedagógicos, para que os alunos cegos possam participar ativamente das aulas práticas, possibilitando o trabalho colaborativo com os demais educandos. O atual projeto foi realizado tendo como ponto de partida um questionário que foi respondido por docentes de diversas instituições escolares, e a partir disso, um kit pedagógico constituído de materiais adaptados para que o aluno possa utilizar o tato para realizar o preparo de uma solução que poderá ser utilizada em aulas práticas sobre volumetria, como meio de gerar maior inclusão dos alunos com deficiência visual em aulas experimentais no laboratório de química. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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Laíssa Fernandes Machado Raymundo.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
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