Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20082
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão
Author(s)/Inventor(s): Moreira, Mirella Aparecida de Albuquerque
Advisor: Oliveira, Thiago Laurentino
Abstract: A presente monografia realiza um estudo sobre os caminhos seguidos pelos revisores de texto desde sua formação até sua atuação no processo revisório. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 70 profissionais da área, de diferentes estados brasileiros, com os objetivos de: investigar se o cenário de formação do revisor está bem constituído ou se ainda precisa de reformulações; mapear a formação dos participantes; identificar quais materiais, autores e áreas de estudo os revisores têm como referência para aperfeiçoamento na área; e averiguar que aspectos os revisores consideram no seu processo revisório. Por meio da investigação, desenvolvida sob a combinação dos métodos de estudo qualitativo e quantitativo, constatou-se que 92,86% dos participantes consideram que o cenário de formação para os revisores de texto merece atenção e que, ao contrário do que comumente se imagina, a revisão de textos vai muito além de questões gramaticais e ortográficas. Obtiveram-se também profícuas contribuições quanto a objetos de estudos e oportunidades de formação para os revisores leitores deste trabalho que se deparam com as dificuldades existentes na consolidação profissional na área. Por fim, concluiu-se que a necessidade de reformulações no cenário de formação dos revisores é patente e de caráter urgente.
Keywords: Ensino superior
Formação profissional
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAAMoreira.pdf836.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.