Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20102
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Silêncio/vazio
Autor(es)/Inventor(es): Klôh, Luiza Dideco Antunes
Orientador: Sekiguchi, Julio Ferreira
Resumo: Nesta pesquisa, faço uma equivalência entre pintura e pensamento enquanto duas operações formadoras de imagens, ambas com o potencial de arranjar e transmitir mensagens. É colocada em dúvida a instância que seleciona tais imagens. Será mesmo autêntica ou estará condicionada por discursos, ideias e propagandas e portanto, será sua imagem/seu conteúdo, também fruto desse condicionamento? Partindo desta inquietação, a pintura foi explorada procurando escapar dos significados e representações, numa oportunidade de diminuir a intensidade da exaustiva dinâmica de seleção, justificação e comparação de conteúdos. No lugar da mensagem, o silêncio. No lugar do conteúdo, o vazio. Tal exploração se deu por duas vias: através de pinturas repetitivas e rítmicas, evocando o silenciamento dos significados e através de pinturas subtrativas, realizadas ao dispersar pigmento de superfícies pintadas naturalmente pelo tempo ou temporalmente pela natureza (camadas de ferrugem, lodo e poeira). Diante da fragilidade dos discursos e representações, silêncio/vazio foram possibilidades de tensionar percepções e definições, antes fixas.
Palavras-chave: Ritmo
Sensível
Potencial
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: KLÔH, Luiza Dideco Antunes. Silêncio/vazio. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
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