Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20168
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Série histórica de indicadores hospitalares de saúde a luz do financiamento em um hospital universitário no período de 10 anos
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Esdras dos Santos Pinheiro
Advisor: Mendonça, Paulo Eduardo Xavier de
Co-advisor: Cavalcanti, Maria de Lourdes Tavares
Abstract: É de conhecimento partilhado que o principal motivo atribuído a um mal desempenho hospitalar é a falta de financiamento ou perda de verba. Nesse sentido, esse estudo buscou analisar os indicadores de saúde de um hospital universitário à luz do financiamento do mesmo em uma série histórica de 10 anos. Ao analisar os indicadores clássicos como Admissão, Alta e Mortalidade Geral Hospitalar, observouse certa regularidade, o que evidencia pouca alteração na produção, mesmo com a enorme perda de espaço físico causado pela implosão de uma ala deteriorada. Atrelado a isso, o financiamento do hospital também se manteve regular, tendo, inclusive, aumentado no período em que a autarquia EBSERH— Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares — estava negociando a administração dos hospitais da UFRJ. Assim, percebe-se que o mito do subfinanciamento hospitalar como responsável pela perda de capacidades assistenciais não é justificado, pois nem os indicadores, tampouco no financiamento, decrescem e sim, mantêm-se estáveis.
Keywords: Financiamento hospitalar
Hospital universitário
Indicadores hospitalares em saúde
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Mar-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEREIRA, Esdras dos Santos Pinheiro. Série histórica de indicadores hospitalares de saúde a luz do financiamento em um hospital universitário no período de 10 anos. 2023. 35 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESPPereira.pdf275.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.