Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20170
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise da qualidade das informações do Grupo de Robson contidas no SINASC, no município do Rio de Janeiro, 2014 e 2019
Author(s)/Inventor(s): Silva, Yasmin Ribeiro da Silva da
Advisor: Coeli, Claudia Medina
Co-advisor: Mota, Paulo
Abstract: Introdução: A classificação de Robson foi introduzida no SINASC em 2011, sendo importante avaliar sua qualidade. Objetivo: Avaliar as dimensões de completude, consistência e confiabilidade das variáveis que são usadas para o cálculo do escore de Robson. Métodos: Estudo seccional empregando como fonte de dados as bases do SINASC de 2014 e 2019 do município do Rio de Janeiro custodiadas pelo DATASUS e uma base vinculada não identificada do SINASC, relativa aos nascimentos que ocorreram no município do Rio de Janeiro em 2014. Foi calculada a proporção de incompletude para todas as variáveis, nos anos de 2104 e 2019. Os anos foram comparados empregando-se teste de quiquadrado e a diferença padronizada das médias (standardized mean difference – SMD). Para avaliação da inconsistência foram construídas tabelas de contingência, sendo a proporção de inconsistência calculada em relação ao total de registros em cada ano. Por fim, avaliou-se a confiabilidade da variável quantidade de filhos vivos comparando o resultado no SINASC de 2014 com aquele obtido por meio da vinculação da base de 2014 com as bases do SINASC de 1999 a 2013. A confiabilidade foi avaliada estimando o coeficiente de correlação intraclasse (ICC). Resultados: A maioria das variáveis apresentou proporção de incompletude inferior a 5%, havendo melhora significativa em 2019 quando comparada a 2014. Foram observadas inconsistências entre as variáveis que captam a história gestacional pregressa. No estudo de confiabilidade, as diferentes especificações da variável quantidade de filhos vivos o coeficiente de correlação intraclasse (ICC) apresentou valores pouco superiores a 0,5, indicando uma correlação moderada. Conclusões: Neste estudo evidenciamos a melhora em diferentes dimensões de qualidade das variáveis empregadas para a Classificação de Robson no SINASC, quando se compara o ano 2019 ao ano de 2014. A despeito dessa melhora, sugerimos que o algoritmo empregado para alocar os Grupos de Robson seja revisado, particularmente no que diz respeito à classificação segundo paridade.
Keywords: Qualidade da informação
Incompletude
Inconsistência
Confiabilidade
Ciências da saúde
Epidemiologia
Saúde coletiva
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Dec-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Yasmin Ribeiro da Silva da. Análise da qualidade das informações do Grupo de Robson contidas no SINASC, no município do Rio de Janeiro, 2014 e 2019. 2022. 34 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YRSSilva.pdf181.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.