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dc.contributor.advisorVasconcellos, José Marcio do Amaral-
dc.contributor.authorSilva, Raul Garcia da-
dc.date.accessioned2023-04-17T13:27:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:17Z-
dc.date.issued2019-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20209-
dc.description.abstractThe need for seaborne transportation will increase significantly in the years to come. At the same time, the fuel oil price is increasing, stricter emission requirements are coming into force, and the public is becoming more concerned about the environmental footprint of shipping. As a result, the industry is investigating alternative fuels for shipping. Liquefied Natural Gas (LNG) is an attractive option since it reduces the emissions set by IMO, and is expected to be cheaper than fuel oil in the future because of the large world reserves of natural gas. The objective of this work is to demonstrate, through an investigation, based on aspects of maintenance and reliability of large marine engines, through the database available in the OREDA (Offshore and Onshore Reliability Data), which exists behind the requirements of the IMO, also a significant financial gain for shipowners and operators, provided by the increased availability of marine engines due to the Clean Burning of natural gas in naval propulsion systems. An economic analysis, will show the financial gain coming with the postponement of maintenance, provided by the increased availability. Natural gas, as propulsion fuel, will provide better price offers and therefore a cost reduction for the maritime freight takers.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPropulsãopt_BR
dc.subjectGás naturalpt_BR
dc.subjectTransporte marítimopt_BR
dc.subjectPoluição do marpt_BR
dc.subjectManutenção de embarcaçõespt_BR
dc.subjectDemandapt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.titleClean burning do gás natural e seus efeitos na redução de custos do transporte marítimopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1338780829390649pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Fernandes, Antônio Carlos-
dc.contributor.referee1Qassim, Raad Yahya-
dc.contributor.referee2Cyrino, Julio Cesar Ramalho-
dc.contributor.referee3Vieira, Ricardo-
dc.contributor.referee4Ellwanger, Gilberto Bruno-
dc.description.resumoSalta aos olhos, nos últimos anos, o aumento da adoção do gás natural como principal combustível no transporte marítimo. Em uma primeira avaliação, pode-se concluir que toda a movimentação em torno do gás natural se dê como forma de adequação da indústria de transporte marítimo, as fortes exigências ambientais que vêm sendo estabelecidas pela IMO (International Maritime Organization). O gás natural, sem dúvida alguma, é o combustível fóssil mais amigável ao meio ambiente, capaz de atender por si só a algumas exigências da IMO. O objetivo deste trabalho é demonstrar através de uma investigação, baseada em aspectos de manutenção e confiabilidade dos motores navais de grande porte, através da base de dados disponibilizada no OREDA(Offshore and Onshore Reliability Data), que existe por trás do atendimento às exigências da IMO, também um ganho financeiro significativo, para armadores e operadores, proporcionado pelo aumento de disponibilidade dos motores navais, devido ao Clean Burning do gás natural nos sistemas de propulsão naval. Uma análise econômica, mostrará o ganho financeiro advindo com a postergação de manutenções, proporcionada pelo aumento de disponibilidade. O gás natural, como combustível de propulsão, irá proporcionar melhores ofertas de preço e, por conseguinte, uma redução de custo para os tomadores de frete marítimo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::TECNOLOGIA DE CONSTRUCAO NAVAL E DE SISTEMAS OCEANICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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