Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20213
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Mente e linguagem: a formação das palavras e atribuição de significado - o caso de “1984”, de George Orwell |
Author(s)/Inventor(s): | Santos, Flávia Cristina de Oliveira dos |
Advisor: | Pederneira, Isabella Lopes |
Abstract: | Esta monografia se debruçou sobre a relação entre a formação de uma palavra e o significado atribuído a ela. Como arcabouço teórico utilizaram-se os principais postulados do Gerativismo, tais como inatismo, gramática universal, a teoria de princípios e parâmetros e a modularidade da mente. Além disso, o principal questionamento supracitado será respondido sob a perspectiva da Morfologia Distribuída (MARANTZ, 1997), um modelo teórico dentro da teoria Gerativa. Estas fundamentações são essenciais para a análise dos dados extraídos do livro “1984”, de George Orwell, romance distópico no qual a população vivia sob o comando do “Grande-irmão”, e no qual umas das principais ferramentas concebidas como forma de opressão era a dita “Novilíngua”. A Novilíngua foi criada como forma de manutenção do poder através da linguagem. Na concepção de seus criadores, ao reduzir o léxico ou exterminar possíveis usos e palavras do vocabulário, a concepção ou ideia por trás de um determinado vocábulo não mais existiria. Assim, o objetivo último deste trabalho é verificar se tais planos seriam implementados com sucesso, pensando-se em uma resposta sob a luz da Morfologia Distribuída. |
Keywords: | Gerativismo Morfologia Ficção Orwell, George |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FCOSantos.pdf | 500.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.