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dc.contributor.advisorMehl, Ana-
dc.contributor.authorJesus, Ailma Pereira de-
dc.date.accessioned2023-04-18T19:50:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:18Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20252-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLubrificantespt_BR
dc.subjectMercado automotivopt_BR
dc.subjectEletrificação automotivapt_BR
dc.subjectTransição energéticapt_BR
dc.titleDesafios e oportunidades da transição energética no mercado de lubrificantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6704067583523167pt_BR
dc.contributor.referee1Dutra, Luis Eduardo Duque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4975101965606337pt_BR
dc.contributor.referee2Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6669992155373315pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista que a jornada de descarbonização global vem acelerando a eletrificação automotiva e que o mercado de lubrificantes global destina aproximadamente 50% do seu volume a aplicações veiculares, pesquisa-se sobre o impacto dessas transformações neste mercado, a fim de identificar os desafios e oportunidades futuras. Para tanto, é necessário compreender o cenário atual do mercado global de lubrificantes, explorar as projeções de avanço da transição energética e compreender as mudanças e perspectivas trazidas pela eletrificação ao mercado automotivo. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa descritiva e exploratória para descrever e analisar crítica e cientificamente os impactos esperados neste mercado. Diante disso, verificase que eletrificação automotiva demandará diferentes propriedades físico-químicas dos lubrificantes atuais, ao mesmo tempo que gerará grandes oportunidades para que o fornecedor se torne um parceiro-chave da montadora na jornada de eletrificação. A expectativa é que a redução de demanda venha a acontecer num longo prazo após a renovação do parque circulante atual com consistente crescimento nas próximas décadas. Além disso é esperado um aumento de margem agregada causado pela crescente demanda por lubrificantes sintéticos de menor viscosidade e maior desempenho. Tais fatos impõem a constatação de que apesar de, em última análise, o avanço da transição energética trazer uma perspectiva de redução no volume, essa retração ainda levará décadas para acontecer e aqueles fornecedores que souberem se adaptar e explorar as oportunidades de aumento de margem ainda terão amplas perspectivas de crescimento nos próximos anos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Química

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