Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20252
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mehl, Ana | - |
dc.contributor.author | Jesus, Ailma Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T19:50:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20252 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lubrificantes | pt_BR |
dc.subject | Mercado automotivo | pt_BR |
dc.subject | Eletrificação automotiva | pt_BR |
dc.subject | Transição energética | pt_BR |
dc.title | Desafios e oportunidades da transição energética no mercado de lubrificantes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6704067583523167 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dutra, Luis Eduardo Duque | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4975101965606337 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6669992155373315 | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista que a jornada de descarbonização global vem acelerando a eletrificação automotiva e que o mercado de lubrificantes global destina aproximadamente 50% do seu volume a aplicações veiculares, pesquisa-se sobre o impacto dessas transformações neste mercado, a fim de identificar os desafios e oportunidades futuras. Para tanto, é necessário compreender o cenário atual do mercado global de lubrificantes, explorar as projeções de avanço da transição energética e compreender as mudanças e perspectivas trazidas pela eletrificação ao mercado automotivo. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa descritiva e exploratória para descrever e analisar crítica e cientificamente os impactos esperados neste mercado. Diante disso, verificase que eletrificação automotiva demandará diferentes propriedades físico-químicas dos lubrificantes atuais, ao mesmo tempo que gerará grandes oportunidades para que o fornecedor se torne um parceiro-chave da montadora na jornada de eletrificação. A expectativa é que a redução de demanda venha a acontecer num longo prazo após a renovação do parque circulante atual com consistente crescimento nas próximas décadas. Além disso é esperado um aumento de margem agregada causado pela crescente demanda por lubrificantes sintéticos de menor viscosidade e maior desempenho. Tais fatos impõem a constatação de que apesar de, em última análise, o avanço da transição energética trazer uma perspectiva de redução no volume, essa retração ainda levará décadas para acontecer e aqueles fornecedores que souberem se adaptar e explorar as oportunidades de aumento de margem ainda terão amplas perspectivas de crescimento nos próximos anos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
APJesus.pdf | 987.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.