Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20292
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudos morfológicos e moleculares de tecidos de modelo murino infectados experimentalmente com o vírus dengue sorotipo 3
Author(s)/Inventor(s): Caldas, Gabriela Cardoso
Advisor: Vieira, Débora Ferreira Barreto
Abstract: A circulação do vírus dengue sorotipo 3 (DENV-3) foi identificada em 2000, no estado do Rio de Janeiro. Em 2002, esse sorotipo foi responsável pela maior e mais grave epidemia no país, com 771.551 casos registrados correspondendo a 80% dos casos ocorridos nas Américas. Diversos estudos epidemiológicos correlacionaram a infecção pelo DENV-3 a quadros graves, tanto em infecções primárias quanto secundárias e, no Brasil, este sorotipo apresenta maior associação a sinais e sintomas mais graves, incluindo choque, dor abdominal e exantema, em comparação aos demais sorotipos. O estabelecimento de modelos animais para estudos das infecções pelos DENV é de grande relevância para a pesquisa sobre patogênese, imunidade, desenvolvimento e teste de fármacos e candidatas a vacinas. Porém, para tal, são inúmeros os desafios, uma vez que os vírus epidêmicos circulantes não infectam naturalmente espécies não-humanas. Diante deste cenário, este estudo teve como objetivo principal verificar através de análises morfológicas e moleculares possíveis alterações teciduais, assim como a presença do genoma do DENV em diferentes órgãos de camundongos BALB/c infectados experimentalmente com o DENV-3 epidêmico e não neuroadaptado. Camundongos BALB/c machos, de 2 meses de idade foram infectados com DENV-3 pela via intravenosa, 72 horas pós-infecção eutanasiados e cerebelo, coração, rim, pulmão, fígado e baço foram coletados. Parte dos tecidos foi fixada e processada por técnicas padrão para análises morfológicas por microscopia eletrônica de transmissão, microscopia fotônica e outra parte foi macerada em meio Leibovitz (L-15) objetivando detecção e quantificação do RNA do DENV pela técnica de RT-PCR em tempo real. Análises morfológicas a partir de amostras de todos os órgãos estudados revelaram alterações semelhantes às observadas em casos humanos de DEN e partículas semelhantes aos DENV foram detectadas em célula intersticial renal. O genoma viral foi detectado no pulmão, fígado, cerebelo, rim e baço e o maior título recuperado foi observado no baço. Estes resultados demonstram a suscetibilidade do camundongo BALB/c à infecção pelo DENV-3.
Keywords: Dengue
Vírus da Dengue
Microscopia eletrônica
Biologia molecular
Camundongos
Dengue virus
Microscopy, Electron
Molecular biology
Mice
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Dec-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CALDAS, G. C. (2016). Estudos morfológicos e moleculares de tecidos de modelo murino infectados experimentalmente com o vírus dengue sorotipo 3 [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GCCaldas.pdf5.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.