Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/20338
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Wels, Érica Schlude | - |
| dc.contributor.author | Vieira, Nathalia Barreto | - |
| dc.date.accessioned | 2023-04-29T10:16:45Z | - |
| dc.date.available | 2023-12-21T03:01:20Z | - |
| dc.date.issued | 2022-01-10 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20338 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
| dc.subject | Mulheres na literatura | pt_BR |
| dc.subject | Feminismo na literatura | pt_BR |
| dc.subject | Lispector, Clarice | pt_BR |
| dc.title | Um retrato de fluidez "feminina" na obra Um sopro de vida | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6383798999057526 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6348450935545623 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Dias, Ana Crélia Penha | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3509210486494683 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Com base na análise do livro póstumo “Um Sopro de Vida (Pulsações)”, de Clarice Lispector, o presente estudo teve por objetivo investigar como a performance de uma suposta “feminilidade" – representada por Ângela Pralini – é retratada diante do discurso de um narrador (ou “autor”) masculino. Para tanto, a metodologia aplicada para o desenvolvimento do presente estudo foi a revisão bibliográfica. A pesquisa feita teve um aspecto de exploratória-descritiva, tendo um caráter qualitativo. Concluiu-se que, ao grau em que o leitor é apresentado para uma voz masculina que transcorre o livro, mais o leitor se depara com problemas que fazem parte da literatura de Lispector. A narrativa do livro se mostra regulada por questionamentos tais como: “sou um escritor que tem medo da cilada das palavras”. Deste modo, o leitor é exibido a figura de autor implícito masculino. O espectro de descontinuidade e fluidez presente na obra, apesar de sua quase constância, ainda traz discursos que buscam diferir o que seria “masculino” do que seria “feminino”. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NBVieira.pdf | 382.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.