Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20343
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fabião, Aline Couri | - |
dc.contributor.author | Mendes, Ana Beatriz Acioli | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T15:04:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-19 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Ana Beatriz Acioli. O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20343 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sinestesia | pt_BR |
dc.subject | Exposição | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Processo criativo | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.title | O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende apresentar um estudo de caso sobre o processo criativo de uma artista independente sinesteta, Stephanie de Paula. A artista possui uma condição neurológica capaz de misturar dois sentidos involuntariamente, em seu caso, a visão e a audição. Ao ouvir cores, a artista possui uma produção pictórica que explora essas experiências. Ao citarmos a exposição “Sinestesia” (2019) como resultado da sua relação sensorial com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), a monografia analisa os trabalhos expostos e os registros dos mesmos com depoimentos, entrevistas, anotações, entre outros. Ou seja, para investigar sua sinestesia enquanto prática de criação e condição intrínseca ao ser, é considerado sua trajetória pessoal e artística. Evidenciamos o olhar da artista sobre suas obras e como cada uma foi realizada. Procuramos compreender suas escolhas cromáticas, técnicas utilizadas e as referências presentes nas apresentações da Orquestra, sem esquecermos das interferências e implicações sensíveis. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ABAMendes.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.