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dc.contributor.advisorSebrão, Silvia Maria Zanini-
dc.contributor.authorAndré, Arthur da Costa-
dc.contributor.authorGomes, Rafael de Carvalho-
dc.contributor.authorNegris, Shilton Thompson Cruz-
dc.date.accessioned2023-05-09T17:48:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:24Z-
dc.date.issued2012-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20414-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHidrodessulfurizaçãopt_BR
dc.subjectCinéticapt_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.subjectHidrotratamentopt_BR
dc.titleModelagem e simulação de um reator de hidrodessulfurização de dieselpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8379445976964476pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Ladimir José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4336956035358282pt_BR
dc.contributor.referee2Chrisman, Erika Christina Ashton Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4235790986379840pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcante, Raquel Massad-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1223115132964406pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho, uma unidade de hidrotratamento de diesel atmosférico foi implementado no simulador de processos Unisim Design, para estudar as cinéticas das reações de hidrodessulfurização que ocorrem no reator e os subsequentes processos de separação existentes na unidade. No desenvolvimento do trabalho, um modelo cinético rigoroso desenvolvido por Vanrysselberghe e Froment em 1996 foi adotado para descrever as reações de hidrodessulfurização. Este modelo é baseado em equações de taxa de Langmuir- Hinshelwood para a decomposição do dibenzotiofeno através de duas rotas paralelas, a hidrogenólise e a hidrogenação. O principal objetivo foi a obtenção de um diesel com concentração de enxofre abaixo de 50 ppm se enquadrando nos parâmetros informados na nova Lei Brasileira de Regulação de Combustíveis. Este objetivo foi alcançado utilizando parâmetros operacionais provenientes do estudo de sensibilidade feito a partir da variação dos parâmetros operacionais principais, sendo eles a temperatura de reação, a pressão total do sistema, a velocidade espacial da carga através do leito catalítico e a razão entre hidrogênio e óleo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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