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http://hdl.handle.net/11422/20415
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Campista, Miguel Elias Mitre | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Eric Pereira Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T21:12:32Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:25Z | - |
dc.date.issued | 2019-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20415 | - |
dc.description.abstract | It is common to face scalability issues when running large-scale discrete-event simulations. This is a known challenge to everyone studying vehicular networks, where traces can have up to thousands of vehicles. As a solution, this work proposes a filtering technique for mobility traces that takes into account the contacts between vehicles. In opposition to common filtering techniques, the proposed filtering is done in a space-time manner in order to keep only vehicles of interest in the simulation, i.e., those participating either as source or destination of data transfers or those forwarding packets. A problem identified in traditional filtering that unintentionaly deletes traces is addressed by the proposed filtering method. A filter based on the proposed filtering is implemented in this work. The filter uses a modular structure in its implementation, which facilitates its future improvement and maintenance, and ensures its simplicity. The code for the tool used is made available and described throughout the text. Vehicular network simulations show that the results achieved with traces filtered using the proposed method converge much faster and exhibit reduced memory consumption compared to those obtained without the proposed filtering. Moreover, we show that it is possible to deliver a larger number of messages when the proposed technique is applied. This result indicates that the proposed filtering technique is better at maintaining the vehicle traces that participate in message routing when compared to the traditional technique. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Filtragem | pt_BR |
dc.subject | Traços de mobilidade | pt_BR |
dc.subject | VANET | pt_BR |
dc.subject | SUMO | pt_BR |
dc.title | Um método de filtragem de traços de mobilidade baseado em contato para simulações escaláveis de redes veiculares | pt_BR |
dc.title.alternative | A contact-based mobility trace filtering method for scalable vehicle network simulations | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2734467443634553 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Luís Henrique Maciel Kosmalski | - |
dc.contributor.referee2 | Moraes, Igor Monteiro | - |
dc.description.resumo | É comum se deparar com problemas de escalabilidade ao realizar simulações a eventos discretos de larga escala. Esse é um desafio conhecido por todos que estu- dam redes veiculares, onde traços podem ter até milhares de veículos. Como solução, este trabalho propõe uma técnica de filtragem de traços de mobilidade que leve em conta os contatos entre veículos. Contrária a técnicas de filtragem comuns, a fil- tragem proposta é feita de forma espaço-temporal com o intuito de manter apenas veículos de interesse para simulação, ou seja, aqueles que participam como origem ou destino de transferência de dados ou aqueles que encaminham pacotes. Um pro- blema identificado na filtragem tradicional que gera a eliminação não intencionada de traços é abordado pelo método de filtragem proposto. Um filtro com base na filtragem proposta é implementado no trabalho. O filtro usa uma estrutura mo- dular, o que facilita seu aperfeiçoamento e manutenção futuros, e garante a sua simplicidade. O código da ferramenta usada é disponibilizado e descrito ao longo do trabalho. Simulações de redes veiculares demonstram que os resultados alcançados com traços filtrados pelo método proposto convergem bem mais rápido e apresen- tam um consumo de memória reduzido comparado àqueles obtidos sem a proposta. Adicionalmente, mostra-se que é possível entregar um número maior de mensagens quando a técnica proposta é aplicada. Resultado esse que indica que a técnica de filtragem proposta mantém os traços de veículos que participam do roteamento de mensagens de forma melhor quando comparada à técnica tradicional de filtragem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MATERIAIS ELETRICOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Elétrica |
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