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dc.contributor.advisorFerraz, Clarice Campelo de Melo-
dc.contributor.authorOliveira, Maiara Soares Costa de-
dc.date.accessioned2023-05-10T19:41:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:25Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20429-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDescarbonizaçãopt_BR
dc.subjectBiocombustíveispt_BR
dc.subjectIndústria de cosméticospt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.titleEstratégia de descarbonização da rota de transporte Inbound: uma análise na indústria de cosméticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7704655662561789pt_BR
dc.contributor.referee1Hoffmann, Bettina Susanne-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6952234699501395pt_BR
dc.contributor.referee2Bicalho, Ronaldo Goulart-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2094264440524646pt_BR
dc.description.resumoAs mudanças climáticas evidenciam cada vez mais que as opções tradicionais de matriz energética devem ser repensadas, tais mudanças são consequências do modelo atual de produção das indústrias e do consumo acelerado da população. Para que essa alta demanda seja atendida é necessário o envolvimento da cadeia logística em todo o processo. Diversos países vêm olhando mais atentamente para soluções alternativas que promovam a descarbonização das atividades econômicas. No Brasil, 12% das emissões totais de CO2 tem como responsável o setor de transportes, em um cenário em que o transporte de carga é predominantemente realizado pelo modal rodoviário, que por sua vez utiliza majoritariamente combustíveis fósseis, denotando elevado potencial de poluição. Devido a importância das emissões relacionadas ao transporte, este trabalho tem por objetivo central analisar alternativas de como promover a descarbonização da área de Transporte Inbound, no âmbito nacional, de uma grande empresa de cosméticos. Propõe-se, assim, entender a competitividade de dois biocombustíveis, o biometano e o etanol, perante o combustível usado atualmente na empresa analisada, o GNV. Os resultados demonstram que a substituição da matriz atual por biocombustíveis é positiva no âmbito de redução de emissões, mas oferecem restrições que impedem um atendimento da demanda reprimida. Para contornar tal situação, são necessários mais investimentos e incentivos, como tributários, para que haja a descarbonização da frota de transportes de carga no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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