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http://hdl.handle.net/11422/20429
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ferraz, Clarice Campelo de Melo | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Maiara Soares Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T19:41:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20429 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Descarbonização | pt_BR |
dc.subject | Biocombustíveis | pt_BR |
dc.subject | Indústria de cosméticos | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.title | Estratégia de descarbonização da rota de transporte Inbound: uma análise na indústria de cosméticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7704655662561789 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hoffmann, Bettina Susanne | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6952234699501395 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bicalho, Ronaldo Goulart | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2094264440524646 | pt_BR |
dc.description.resumo | As mudanças climáticas evidenciam cada vez mais que as opções tradicionais de matriz energética devem ser repensadas, tais mudanças são consequências do modelo atual de produção das indústrias e do consumo acelerado da população. Para que essa alta demanda seja atendida é necessário o envolvimento da cadeia logística em todo o processo. Diversos países vêm olhando mais atentamente para soluções alternativas que promovam a descarbonização das atividades econômicas. No Brasil, 12% das emissões totais de CO2 tem como responsável o setor de transportes, em um cenário em que o transporte de carga é predominantemente realizado pelo modal rodoviário, que por sua vez utiliza majoritariamente combustíveis fósseis, denotando elevado potencial de poluição. Devido a importância das emissões relacionadas ao transporte, este trabalho tem por objetivo central analisar alternativas de como promover a descarbonização da área de Transporte Inbound, no âmbito nacional, de uma grande empresa de cosméticos. Propõe-se, assim, entender a competitividade de dois biocombustíveis, o biometano e o etanol, perante o combustível usado atualmente na empresa analisada, o GNV. Os resultados demonstram que a substituição da matriz atual por biocombustíveis é positiva no âmbito de redução de emissões, mas oferecem restrições que impedem um atendimento da demanda reprimida. Para contornar tal situação, são necessários mais investimentos e incentivos, como tributários, para que haja a descarbonização da frota de transportes de carga no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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