Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20446
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Vera Lucia Vieira de-
dc.contributor.authorCunha, Camila Vieira de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-05-12T13:56:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:25Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationCUNHA, Camila Vieira de Oliveira. Terapia ocupacional e transtorno do espectro autista: um estudo de revisão bibliográfica. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Curso de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20446-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectTranstorno autísticopt_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.subjectOccupational therapyen
dc.subjectAutism spectrum disorderen
dc.subjectAutistic disorderen
dc.subjectReviewen
dc.titleTerapia ocupacional e transtorno do espectro autista: um estudo de revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3352060881487032pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8497596230183944pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo caracterizar a assistência da Terapia Ocupacional- TO junto a crianças e jovens com TEA, utilizando a pergunta norteadora: quais as formas de intervenção utilizadas pela TO no atendimento de crianças e jovens com TEA?. A metodologia usada foi a revisão bibliográfica na base de dados do Portal Capes e nos Periódicos Nacionais de Terapia Ocupacional, utilizando os descritores “Autismo”/“Autism”, “Transtorno Autístico”/“Autistc spectrum disorders” e “Terapia Ocupacional”/ “Occupational Therapy”. Foram analisados sete artigos seguindo os critérios de inclusão: artigos em português e espanhol sobre intervenção da Terapia Ocupacional no tratamento de crianças e jovens com TEA. Sendo três artigos de revisão bibliográfica, dois estudos de casos, um estudo experimental terapêutico e um estudo transversal comparativo de caráter quantitativo. Nos resultados foi realizada uma síntese dos estudos analisados com as características relevantes quanto à intervenção da Terapia Ocupacional junto a crianças e jovens com TEA. As abordagens estudadas incluíram a Terapia de Integração Sensorial, a Equoterapia, Floortime, a inclusão escolar por meio da Consultoria Colaborativa e um programa de intervenção específico para desenvolver a habilidade de vestir. Discute-se o quantitativo pequeno de artigos identificados, com abordagens diversificadas, o que dificultou a comparação e análise de pontos positivos e negativos de cada uma. Conclui-se que são necessários mais estudos referentes a essa temática, com uso de metodologias que possibilitem a comparação entre os resultados para ampliar o conhecimento sobre a eficácia das intervenções na Terapia Ocupacional com crianças e jovens com TEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Terapia Ocupacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CVieira.pdf239.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.