Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20518
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Isolamento e atividade anticoagulante de polissacarídeos sulfatados de macroalgas marinhas vermelhas: uma revisão bibliográfica
Author(s)/Inventor(s): Nogueira, Júlia de Lima Ferreira
Advisor: Cinelli, Leonardo Paes
Co-advisor: Costa, Bianca Barros da
Abstract: Introdução: Algas marinhas são organismos marinhos fotossintetizantes amplamente encontrados na natureza. Elas são divididas de acordo com a pigmentação em três grupos: algas marrons, algas verdes e algas vermelhas. As algas vermelhas expressam diversas classes de compostos de interesse científico e industrial. Uma dessas classes são os polissacarídeos sulfatados (PS). Esta família de moléculas, presente em rodófitas, apresenta ampla diversidade estrutural, sendo constituídos majoritariamente por galactose e podendo apresentar algumas modificações e substituições, especialmente sulfatações em posições específicas. Dada a sua diversidade estrutural, uma série de ensaios biológicos já foram realizados e consequentemente atividades foram descritas, sendo uma das mais destacadas a ação anticoagulante. Adicionalmente, alguns destes polímeros possuem mecanismo de ação dependente de serpinas em semelhança à heparina, um medicamento amplamente utilizado na clínica médica, e extraordinariamente também apresentam mecanismo independente de serpina. Objetivo: Sendo assim, o presente trabalho trata de mapear, na literatura científica, métodos de extração e isolamento de PS oriundos de algas marinhas vermelhas e como estão organizados quimicamente os PS destas algas, a fim de comparar a atividade anticoagulante de diferentes algas vermelhas. Metodologia: A fim de obter tais informações, realizou-se uma revisão utilizando três bases de dados bibliográficas, sendo essas PubMed, Scielo Brasil e Science Direct. Empregando-se os descritores: “sulfated galactan”; “heparin-like”; “red seaweed”; “red algae”; rhodophyta; coagulation; isolation; charactarization. As buscas foram realizadas no período de outubro de 2020 à março de 2021 e foram incluídos somente artigos gratuitos e originais. Resultados: Várias foram as técnicas de extração encontradas na literatura, como extração com água quente destilada e sob agitação, extração em meios contendo enzimas, extração em meio ácido e extração em meio alcalino, assim como a descrição de seus respectivos rendimentos. As estruturas químicas mais comuns são unidades de galactose unidas por ligações (1→3) e/ou (1→4) com sulfatações em diversas posições. Um alto percentual de galactanas sulfatadas apresentam atividade anticoagulante em ensaios gerais de coagulação sanguínea como o Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada e Tempo de Protrombina, sendo que em ensaios mais específicos, com o uso de proteinas purificadas, elas majoritariamente apresentam ação mediada por antitrombina. Duas rodófitas, Botryocladia occidentalis e Gelidum crinale se destacam com atividade independente de serpina. Conclusão: As galactanas sulfatadas oriundas de rodófitas são excelentes fontes para estudo e compreensão aprofundada da ação anticoagulante em humanos, dada a sua grande variedade estrutural e consequente diversidade de ligação a alvos farmacológicos.
Keywords: Macroalgas
Rodófitas
Galactana sulfatada
Coagulação sanguínea
Seaweeds
Rhodophyta
Sulfated galactan
Blood coagulation
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Dec-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NOGUEIRA, Júlia de Lima Ferreira. Isolamento e atividade anticoagulante de polissacarídeos sulfatados de macroalgas marinhas vermelhas: uma revisão bibliográfica. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JLFNogueira.pdf536.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.