Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20549
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Empreendedorismo na base da pirâmide e empreendedorismo social: desafios das políticas públicas no estado do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Karen Alves
Advisor: Rovere, Renata Lèbre La
Co-advisor: Santos, Guilherme de Oliveira
Abstract: O presente estudo é uma pesquisa exploratória que buscou identificar os principais desafios para a formulação de políticas públicas de fomento ao empreendedorismo na base da pirâmide e ao empreendedorismo social no estado do Rio de Janeiro (ERJ). Para a consecução do objetivo geral deste estudo, três objetivos específicos foram estipulados. O primeiro foi diferenciar empreendedorismo na base da pirâmide de empreendedorismo social e pontuar os seus determinantes segundo a literatura especializada. O segundo, recapitular o contexto recente do estado do Rio de Janeiro. O terceiro objetivo específico consistiu em identificar a literatura relevante com aderência ao tema através de uma Scoping Review sobre o empreendedorismo na base da pirâmide e sobre o empreendedorismo social frente às políticas públicas no contexto da economia fluminense. Como resultado, pontua-se principalmente que, no nível macro, as condições de crise como a econômica e política no ERJ representam uma dificuldade para a formulação de políticas. No nível meso, a falta de articulação das políticas e ações privadas e públicas afetam a regularidade, a avaliação e avanço das políticas. No nível micro, a falta de recursos de sistematização da informação sobre as políticas e ações que já existem torna difícil até mesmo a definição da agenda prioritária de fomento ao empreendedorismo na base da pirâmide e ao empreendedorismo social no estado.
Keywords: Empreendedorismo
Empreendedorismo social
Políticas públicas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Aug-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEREIRA, Karen Alves. Empreendedorismo na base da pirâmide e empreendedorismo social: desafios das políticas públicas no estado do Rio de Janeiro. 2021. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAPereira.pdf514.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.