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dc.contributor.advisorSchiray, Dalia Maimon-
dc.contributor.authorMoreira, Luiz Gustavo Neves-
dc.date.accessioned2023-05-23T18:05:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:26Z-
dc.date.issued2021-08-05-
dc.identifier.citationMOREIRA, Luiz Gustavo Neves. O novo consumidor no contexto da economia compartilhada e do e-commerce. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20552-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeterminantes do consumopt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectEconomia compartilhadapt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.titleO novo consumidor no contexto da economia compartilhada e do e-commercept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3643885957747198pt_BR
dc.contributor.referee1Rovere, Renata Lèbre La-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861424806494103pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Cristine-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7823717384081700pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho possui como objetivo analisar o comportamento do Novo Consumidor no contexto da Economia Compartilhada e do e-commerce, vis a vis o consumidor tradicional, amplamente estudado pela teoria microeconômica. Identificou-se os principais determinantes do consumo compartilhado, a saber, a logística das plataformas digitais, confiança e avaliação, preferência pela acessibilidade em detrimento da propriedade de bens e o denominado on demand, resposta imediata e redução do tempo de entrega das mercadorias. Foi feita uma análise do setor de e-commerce e suas tendências, quais consequências da pandemia do Covid-19 para o setor, entre outros aspectos. Foram apresentados dados do e-commerce no Brasil e no mundo. Concluindo assim, que as variáveis que determinam o consumo para o consumidor tradicional são preço de determinado bem e a renda do agente em questão. Enquanto para o novo consumidor, além dessas duas variáveis, tem-se também outras como valor do frete cobrado pela loja, bem como sua reputação, entre outras que foram apresentadas ao longo do trabalho. Ainda, foi possível concluir que para alguns setores da economia a tendência será de retração em seus níveis de acesso no pós pandemia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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