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dc.contributor.advisorIorio, Vitor Mario-
dc.contributor.authorMartins Junior, João Carlos de Freitas-
dc.date.accessioned2023-05-24T14:16:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:26Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMARTINS JUNIOR, João Carlos de Freitas. Igreja Universal do Reino de Deus: a construção simultânea de dois impérios. 2009. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20556-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectIgrejapt_BR
dc.subjectIgreja Universal do Reino de Deuspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleIgreja Universal do Reino de Deus: a construção simultânea de dois impériospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7417295224216121pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Geraldo Luiz dos Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5670552008031381pt_BR
dc.description.resumoNas últimas três décadas, o crescimento apresentado pelas igrejas evangélicas no Brasil foi surpreendente, em especial pelas denominações neopentecostais. A Igreja Universal do Reino de Deus, objeto de estudo deste trabalho, foi fundada no final da década de 70 e, atualmente, é uma das maiores responsáveis pela propagação do neopentecostalismo no Brasil e no mundo. No final dos anos 70, as famílias brasileiras que viviam nos campos e que tinham a agricultura como base de seu sustento se encontravam passando por grandes dificuldades e iniciaram um processo de migração para os grandes centros urbanos em busca de oportunidades de melhoria de vida. Entretanto, as grandes cidades não possuíam infraestrutura suficiente para suportar o rápido crescimento da população. Portanto, muitas destas famílias foram obrigadas a viver em situações precárias, morando em favelas, convivendo com a falta de emprego, saúde e saneamento básico, à beira da miséria. Diante de toda aquela triste realidade, as pessoas se encontravam mais suscetíveis ao apego à religiosidade, buscando nesta uma válvula de escape para todo o sofrimento que estavam passando. Este contexto soou como uma grande oportunidade para a IURD, que surgiu com uma mensagem religiosa estruturada sobre o tripé cura-exorcismo-prosperidade financeira, ou seja, uma mensagem religiosa baseada em tudo aquilo que aquelas pessoas buscavam para suas vidas. Além disso, o Bispo Macedo, maior líder e fundador da IURD, desde o princípio teve a clara percepção da importância que os veículos de comunicação teriam na formação das mentalidades, na mobilização social e no conseqüente crescimento de sua instituição religiosa. Por isso, a IURD possui estratégia e ações de Comunicação e Marketing bastante consistentes e, desde o início, Edir Macedo vem realizando investimentos maciços nesta área, fato que propiciou o vertiginoso crescimento da Universal e a fez dispor de um verdadeiro Império de Comunicação para promove-la.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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