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dc.contributor.advisorJi, Renan-
dc.contributor.authorFigueiredo, Julia Rocha-
dc.date.accessioned2023-05-24T18:03:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:29Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20561-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFantasia (Gênero)pt_BR
dc.subjectLiteratura fantásticapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleDespertando os fantasmas: o letramento literário através da literatura fantásticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2910416457015153pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Carolina Fabiano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654034680279592pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo evidenciar o potencial da literatura fantástica de contribuir para o processo de formação de leitores através do letramento literário. Para isso, foi tomado como objeto de análise o livro infantojuvenil O Despertar dos Fantasmas da autora brasileira Malu Costacurta, lançado em 2021. A fundamentação teórica consiste em revisitar autores consagrados do campo da teorização do fantástico e articular suas ideias com as orientações dadas pela BNCC e pelo PNLD Literário para as práticas de leitura em sala de aula. No primeiro capítulo são introduzidas as noções de fantástico enquanto gênero, elaborada por Tzvetan Todorov, e fantástico enquanto modo, elaborada por Iréne Bessiére, Rosemary Jackson, Filipe Furtado e Italo Calvino. Ademais, o capítulo também traz uma sinopse sobre O Despertar dos Fantasmas, relacionando suas características com as perspectivas genérica e modal. O capítulo dois trata dos conceitos de leitura literária e letramento literário e analisa detalhadamente o que a BNCC e o PNLD Literário prevêem sobre esses conceitos e sobre a literatura fantástica. Para exemplificar e reforçar o objetivo deste trabalho, também trago, neste capítulo, um relato de experiência de uma atividade de leitura envolvendo contos fantásticos realizada por estudantes de Letras da Universidade Federal da Paraíba. Por último, o capítulo três correlaciona O Despertar dos Fantasmas com o que consta nos documentos norteadores e comprova os motivos pelos quais ele, se tratando de uma fantasia infantojuvenil, se mostra como uma boa opção para promover o letramento literário em sala de aula. O capítulo também traz uma proposta de atividade baseada na sequência básica, elaborada por Rildo Cosson em seu livro Letramento literário: teoria e prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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