Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20562
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Castro Junior, Newton Rabello de | - |
dc.contributor.author | Kuhner, Henrique Sesto | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-24T18:43:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:27Z | - |
dc.date.issued | 2010-12 | - |
dc.identifier.citation | KUHNER, Henrique Sesto. A relevância do gerenciamento de recursos de passadiço para o aumento dos níveis de segurança e eficiência da indústria dos transportes marítimos. 2010. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20562 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transporte marítimo | pt_BR |
dc.subject | Gerenciamento | pt_BR |
dc.subject | Segurança | pt_BR |
dc.subject | Navegação | pt_BR |
dc.title | A relevância do gerenciamento de recursos de passadiço para o aumento dos níveis de segurança e eficiência da indústria dos transportes marítimos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9200093230410023 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magalhães, Uriel de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3678730753136690 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia tem como objetivo analisar o papel do conjunto de práticas denominado Gerenciamento de Recursos de Passadiço como elemento capaz de aumentar os níveis de segurança e eficiência da Indústria de Transportes Marítimos. O transporte marítimo atravessa uma faze de questionamento por parte da opinião pública como conseqüência de graves acidentes ocorridos nas últimas décadas, principalmente envolvendo derramamento de petróleo e seus derivados com graves conseqüências para o meio ambiente. O conseqüente surgimento de leis ambientalistas cada vez mais severas despertou na Indústria de Transportes Marítimos forte interesse pela identificação dos principais elementos causadores de tais incidentes. O presente estudo toma por base as conclusões do relatório “Minding the Healm : Marine Navigating and Piloting” realizado em 1994 pelo “Marine and Navigating and Piloting Transportation Research Board” da “National Academy of Sciences dos EUA que apontou serem as deficiências no gerenciamento dos recursos a disposição do Passadiço as maiores fontes causadoras de acidentes. Especial atenção é dada ao Gerenciamento de Recursos de Passadiço aplicado a navegação em águas restritas em função de a literatura indicar ser este tipo de navegação a apresenta os maiores índices de acidentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HSKuhner.pdf | 138.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.