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dc.contributor.advisorCastro Junior, Newton Rabello de-
dc.contributor.authorKuhner, Henrique Sesto-
dc.date.accessioned2023-05-24T18:43:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:27Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.citationKUHNER, Henrique Sesto. A relevância do gerenciamento de recursos de passadiço para o aumento dos níveis de segurança e eficiência da indústria dos transportes marítimos. 2010. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20562-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte marítimopt_BR
dc.subjectGerenciamentopt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectNavegaçãopt_BR
dc.titleA relevância do gerenciamento de recursos de passadiço para o aumento dos níveis de segurança e eficiência da indústria dos transportes marítimospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9200093230410023pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Uriel de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3678730753136690pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo analisar o papel do conjunto de práticas denominado Gerenciamento de Recursos de Passadiço como elemento capaz de aumentar os níveis de segurança e eficiência da Indústria de Transportes Marítimos. O transporte marítimo atravessa uma faze de questionamento por parte da opinião pública como conseqüência de graves acidentes ocorridos nas últimas décadas, principalmente envolvendo derramamento de petróleo e seus derivados com graves conseqüências para o meio ambiente. O conseqüente surgimento de leis ambientalistas cada vez mais severas despertou na Indústria de Transportes Marítimos forte interesse pela identificação dos principais elementos causadores de tais incidentes. O presente estudo toma por base as conclusões do relatório “Minding the Healm : Marine Navigating and Piloting” realizado em 1994 pelo “Marine and Navigating and Piloting Transportation Research Board” da “National Academy of Sciences dos EUA que apontou serem as deficiências no gerenciamento dos recursos a disposição do Passadiço as maiores fontes causadoras de acidentes. Especial atenção é dada ao Gerenciamento de Recursos de Passadiço aplicado a navegação em águas restritas em função de a literatura indicar ser este tipo de navegação a apresenta os maiores índices de acidentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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