Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20565
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Maria Jacqueline Girão Soares de-
dc.contributor.authorSilva, Caroline de Oliveira Santana da-
dc.date.accessioned2023-05-24T20:09:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:27Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.identifier.citationSILVA, Caroline de Oliveira Santana da. Educação ambiental ecossocialista na educação infantil: estratégias para um ensino anticapitalista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20565-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCapitalismo e educaçãopt_BR
dc.titleEducação ambiental ecossocialista na educação infantil: estratégias para um ensino anticapitalistapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Arenhart, Deise-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.description.resumoO presente trabalho apresentou-se como um caminho para pensar uma educação comprometida com o meio ambiente, com o social e o emocional, devido ao caos socioambiental instaurado pelo capitalismo. Pensar numa sociedade voltada para o bem estar planetário é um desafio que nos motiva cada vez mais a educar para a construção de espaços que possam apoiar e compartilhar o amor, o cuidado e a alegria em prol de criarmos um Planeta mais igualitário, socialmente e ambientalmente mais harmônicos. Assim sendo, pensar nas infâncias e o espaço da escola como ambiente para florescer esse novo projeto de sociedade, é propicio e significativo. Objetivando estratégias que não são receitas prontas e inacabadas, o trabalho se propõe a traçar possíveis caminhos para encontrarmos um percurso mais respeitoso com todas as formas de natureza, inclusive a do ser humano e mais precisamente voltado para as crianças e o seu processo educativo formal. Baseado nas pensadoras e professoras Lea Tiriba, Jacqueline Lima, Patrícia Gonçalves e no pensador e professor Michael Lowy problematizo e mostro caminhos para pensarmos a construção coletiva de sociedade, visando um olhar mais amplo e menos individualista. O Ecossocialismo e a infância aliados à educação, são o cerne desta questão para construirmos uma outra forma de sociabilidade no planeta. As estratégias aqui trazidas têm o intuito de provocar e alertar sobre o caos que estamos inseridos, e mostrar algumas possibilidades para encontrarmos a tão esperada luz no final do túnel mudando assim hábitos para a transformação do espaço que queremos coabitar, a Terra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSilva.pdf143.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.