Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20565
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Maria Jacqueline Girão Soares de | - |
dc.contributor.author | Silva, Caroline de Oliveira Santana da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-24T20:09:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Caroline de Oliveira Santana da. Educação ambiental ecossocialista na educação infantil: estratégias para um ensino anticapitalista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20565 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Capitalismo e educação | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental ecossocialista na educação infantil: estratégias para um ensino anticapitalista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresentou-se como um caminho para pensar uma educação comprometida com o meio ambiente, com o social e o emocional, devido ao caos socioambiental instaurado pelo capitalismo. Pensar numa sociedade voltada para o bem estar planetário é um desafio que nos motiva cada vez mais a educar para a construção de espaços que possam apoiar e compartilhar o amor, o cuidado e a alegria em prol de criarmos um Planeta mais igualitário, socialmente e ambientalmente mais harmônicos. Assim sendo, pensar nas infâncias e o espaço da escola como ambiente para florescer esse novo projeto de sociedade, é propicio e significativo. Objetivando estratégias que não são receitas prontas e inacabadas, o trabalho se propõe a traçar possíveis caminhos para encontrarmos um percurso mais respeitoso com todas as formas de natureza, inclusive a do ser humano e mais precisamente voltado para as crianças e o seu processo educativo formal. Baseado nas pensadoras e professoras Lea Tiriba, Jacqueline Lima, Patrícia Gonçalves e no pensador e professor Michael Lowy problematizo e mostro caminhos para pensarmos a construção coletiva de sociedade, visando um olhar mais amplo e menos individualista. O Ecossocialismo e a infância aliados à educação, são o cerne desta questão para construirmos uma outra forma de sociabilidade no planeta. As estratégias aqui trazidas têm o intuito de provocar e alertar sobre o caos que estamos inseridos, e mostrar algumas possibilidades para encontrarmos a tão esperada luz no final do túnel mudando assim hábitos para a transformação do espaço que queremos coabitar, a Terra. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CSilva.pdf | 143.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.