Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20580
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Investigação do aproveitamento das cinzas de casca de arroz como material cimentício suplementar para o cimento Portland tipo II
Autor(es)/Inventor(es): Cunha, Jorge Menezes da
Tutor: Viana, Marcelo Mendes
Tutor : Lemos, Mariana Santos
Resumen: A divulgação dos esforços humanos direcionados à convergência dos interesses de diversos agentes político-sociais e o papel da tecnologia para o alcance de tal intento motivaram a discussão sobre a tendência ao desenvolvimento sustentável e considerações sobre a Química Verde para a abertura deste trabalho. Em seguida, organizou-se uma revisão sobre o processo de produção do cimento Portland e de hidratação dos componentes do clinker, contemplando também a notação do químico do cimento e a concepção do cimento como material aglomerante através de registros históricos e transcrições originais de relatos dos protagonistas que contribuíram para a sua evolução. Considerações sobre os aspectos mercadológicos da produção do arroz no Brasil, o resíduo oriundo da produção de arroz com casca e a pozolanicidade atribuída às suas cinzas são revisadas. A avaliação das curvas TG, DTG e DTA da casca de arroz (CA) permitiu a identificação de água livre, material volátil, carbono fixo e cinzas e a deconvolução da curva DTG auxiliou na definição das temperaturas de operação para a combustão da CA e obtenção de suas cinzas. A caracterização das cinzas obtidas nas diferentes temperaturas de operação por FRX revelou o progressivo enriquecimento em sílica, à medida que a temperatura de operação era maior, enquanto a análise imediata indicou progressiva redução do teor de carbono fixo nas mesmas condições. O DRX da CA e de suas cinzas indicou a presença de sílica amorfa; reativa para todas as amostras analisadas. A hidratação do cimento (CPII-F32) foi investigada para diferentes percentuais de substituição por cinzas de casca de arroz (CCA) através de NCDTA e calorimetria isotérmica. Por fim, a pozolanicidade foi verificada para as CCA com maiores valores percentuais de substituição e obtidas às temperaturas de 450°C e 600°C.
Materia: Cimento Portland
Cinzas de casca de arroz
Sustentabilidade
Química verde
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::CIMENTO
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ago-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JMCunha.pdf1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.