Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20625
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dc.contributor.advisorMecca, Renata Caruso-
dc.contributor.authorCastro, Tamires Almeida de-
dc.date.accessioned2023-05-30T14:04:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:28Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.citationCASTRO, Tamires Almeida de. A arte de Lygia Clark na interface com a saúde: uma proposta para a intervenção com crianças com autismo. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20625-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectTranstorno autísticopt_BR
dc.subjectClark, Lygiapt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectAutistic disorderen
dc.titleA arte de Lygia Clark na interface com a saúde: uma proposta para a intervenção com crianças com autismopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2047267246022707pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Ferreira, Silvana Rocco-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332483544022800pt_BR
dc.description.resumoLygia Clark foi uma artista que desenvolveu obras de arte de grande importância para se compreender as possibilidades da arte na interface com a saúde. Este trabalho visa abordar a obra desta artista em sua inspiração para a construção de propostas de intervenção com crianças com autismo a partir da análise do documentário “Arte, Cultura e Acessibilidade”, resultante de um projeto de extensão homônimo realizado pelo curso de Terapia Ocupacional da UFRJ em parceria com o MinC. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas autismo, a obra de Lygia Clark em seu caminho para a clínica e intervenções da terapia ocupacional na interface das artes e da saúde. A análise do documentário foi realizada através dos conceitos Studium e Punctum, tendo os resultados agregados em três categorias: “Um campo sensível para se explorar”, que aborda a relação entre os objetos criados e o corpo da criança, gerada por todos seus aspectos sensoriais e que, ao tocar no sensível, pode encontrar a significação singular; “A construção do vínculo” mediada pelas propostas que favoreceu a entrega e intensificação do sentimento de confiança; e “Corpo - movimento – encontro” que aborda importância de se considerar o corpo inteiro em sua singularidade e em contínuo movimento, além de sua capacidade de conectar-se ao ambiente e aos outros promovendo o encontro entre os corpos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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