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dc.contributor.advisorAlves, Flávia Chaves-
dc.contributor.authorLima, Paula Amorim de-
dc.date.accessioned2023-05-30T17:14:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:28Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20643-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBioeconomiapt_BR
dc.subjectEstudo de mercadopt_BR
dc.subjectEstratégia de negóciospt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectBiotecnologiapt_BR
dc.titleModelos de negócio de startups na biobased industry: estudo de caso Amyris/pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3397420209742510pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Oroski, Fábio de Almeida-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9380873464036320pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Daniella Fartes dos Santos e-
dc.contributor.referee2Teixeira, Leonardo Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2469424141626562pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, José Vitor Bomtempo-
dc.description.resumoA bioeconomia ou biobased industry é uma indústria em formação, caracterizada por um alto grau de inovação e incertezas tecnológicas e estratégicas. Nesta indústria, a experimentação dos modelos de negócio, buscando a inserção da empresa nos mercados desejados, é notável, e as startups de base tecnológica são empresas cuja estrutura organizacional é mais flexível, o que facilita esse processo de experimentação. O objetivo deste trabalho é estudar o desenvolvimento e testes de modelos de negócio por uma empresa startup na indústria biobased, através do um estudo de caso da startup Amyris, focando principalmente na estruturação do modelo de negócio, analisando as parcerias realizadas pela empresa ao longo de sua trajetória. Para isso, as informações foram coletadas e as parcerias foram exploradas de forma cronológica e divididas em sete grupos, referentes à captação de recursos, acesso à matéria-prima e capacidade produtiva e outros 5 grupos divididos pelo mercado de atuação da Amyris. Os resultados mostraram que de fato a Amyris é uma empresa que desenvolve seus negócios baseados em suas parcerias, buscando em seus colaboradores as competências complementares, necessárias para a comercialização de seus produtos. Como a empresa, ao longo do tempo, passou a atuar em diversos mercados, esta desenvolveu e ainda desenvolve nos casos dos mercados de atuação mais recentes, cadeias de valor diferentes e, consequentemente, capturando valor de formas distintas, o que evidencia a utilização e o desenvolvimento de diferentes modelos de negócio. A Amyris, se mostrou, portanto, um exemplo da necessidade e da possibilidade da experimentação de modelos de negócio flexibilidade de uma indústria biobased e da importância dos parceiros para acesso à recursos financeiros e competências complementares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::GERENCIA DO PROJETO E DO PRODUTOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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