Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20672
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Streptococcus agalactiae: caracterização fenotípica de amostras isoladas de gestantes em uma unidade hospitalar na cidade do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Priscila Soares de
Advisor: Fracalanzza, Sérgio Eduardo Longo
Co-advisor: Granato, Natália Silva da Costa
Abstract: Streptococcus agalactiae (GBS - “Group B Streptococcus”) é um importante patógeno responsável por sérias infecções em humanos, tanto em neonatos como em adultos não gestantes e indivíduos idosos e/ou imunocomprometidos. Apesar de ainda ser altamente sensível à penicilina, em indivíduos alérgicos deve-se utilizar outras classes de antimicrobianos. Nas últimas décadas, têm-se observado uma crescente resistência aos antimicrobianos de segunda escolha, como macrolídeos e clindamicina. O objetivo deste estudo foi caracterizar por métodos fenotípicos as amostras de GBS isoladas de gestantes (35ª-37ª semana), residentes na região metropolitana do Rio de Janeiro, e atendidas durante o pré-natal na Maternidade Escola da UFRJ. O espécime clínico combinado (vaginal + anal) foi coletado com swab, colocado em meio de transporte e manutenção de Amies, refrigerado e enviado até o laboratório. Em seguida, uma alíquota (50 µL) foi semeada em caldo Todd-Hewitt (THB) contendo 8µg/mL de gentamicina e 15µg/mL de ácido nalidíxico, com o intuito de favorecer a seleção de S. agalactiae. Os meios foram incubados por 24h a 35°C, e, então, as culturas foram semeadas em placas contendo ágar caseína de soja acrescido de 5% de sangue de carneiro (ágar sangue) e em ágar cromogênico, e incubadas a 35°C por 24h. A presença de colônias com características de estreptococos circundadas por uma zona de beta-hemólise em ágar sangue foram consideradas suspeitas da presença de S. agalactiae. Em ágar cromogênico, as colônias de cor rosa foram consideradas como suspeitas de GBS. Todas as colônias suspeitas foram isoladas e identificadas por espectrometria de massa por ionização e dessorção a laser assistida por matriz (MALDI-TOF MS). Em seguida, todas as culturas foram estocadas por a -20ºC em caldo BHI com 20% de glicerol. Para a caracterização fenotípica convencional, as amostras suspeitas de GBS foram submetidas à coloração de Gram e aos testes de produção do fator CAMP e hidrólise do hipurato. O perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos foi determinado por disco difusão, de acordo com o CLSI e a determinação do tipo capsular foi realizada por aglutinação em lâmina. Dentre as 1270 gestantes analisadas no período compreendido entre janeiro/2019 à junho/2022, 106 (8,3%) foram identificadas como positivas para presença de S. agalactiae. Os tipos sorológicos predominantes foram: Ia (34%), V (19,8%), II (17,9%) e III (14,1%). A determinação do perfil de resistência aos antimicrobianos mostrou que as amostras apresentaram sensibilidade uniforme aos antimicrobianos: penicilina, levofloxacina e vancomicina e níveis de resistência variáveis para clindamicina (7%), eritromicina (18%) e tetraciclina (84%). Esses dados ressaltam a importância da pesquisa da colonização por GBS e a sua caracterização em gestantes para orientar os clínicos quanto a possíveis medidas profiláticas e terapêuticas para a gestante e para os neonatos.
Keywords: Streptococcus agalactiae
Fenótipo
Gestantes
Phenotype
Pregnant women
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Dec-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, P. S. de. (2022). Streptococcus agalactiae: caracterização fenotípica de amostras isoladas de gestantes em uma unidade hospitalar na cidade do Rio de Janeiro [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PSOliveira.pdf670.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.