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dc.contributor.advisorBraga, William Dias-
dc.contributor.authorCosta, Mauricio Pinto da-
dc.date.accessioned2017-05-23T18:11:48Z-
dc.date.available2017-05-25T03:00:12Z-
dc.date.issued2008-12-03-
dc.identifier.citationCOSTA, Mauricio Pinto da. Intervenção social conhecimento e cidadania: por um jornalismo científico popular e contra hegemônico. 2008. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2068-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismo científicopt_BR
dc.subjectContra hegemoniapt_BR
dc.subjectIntervenção socialpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleIntervenção social conhecimento e cidadania: por um jornalismo científico popular e contra hegemônicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9766999581053753pt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Eduardo Granja-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2650649315934001pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Augusto Henrique Gazir Martins-
dc.description.resumoAnalisa o jornalismo científico e suas principais características, especialmente no Brasil. Além desta análise, a monografia contempla a proposta de um jornalismo científico popular e contra-hegemônico. As características do jornalismo científico no Brasil fazem com que ele se afaste cada vez mais do cotidiano popular. Hoje, o jornalismo científico possui um dos índices mais elevados de interesse público, porém o índice de compreensão pública da ciência é relativamente baixo se comparado à procura por informação. Apesar deste distanciamento, o jornalismo científico pode desempenhar sua função social quando recusa o discurso hegemônico difundido pelos jornais e serve como instrumento de contra-hegemonia: auxilia na organização das comunidades populares, considera as particularidades sociais e culturais da região, explicita as diferenças sociais existentes, faz parte da construção do desenvolvimento crítico em relação à difusão hegemônica da ciência nos meios de comunicação e contribui para a educação científica e o aumento da compreensão pública da ciência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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