Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20695
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz | - |
dc.contributor.author | Silva, Lucas Daniel Andrade da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T20:41:49Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucas Daniel Andrade da. As ações dos gestores escolares frente as diversas desigualdades nos espaços de desenvolvimento infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20695 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Igualdade | pt_BR |
dc.title | As ações dos gestores escolares frente as diversas desigualdades nos espaços de desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Ana Paula de Abreu Costa de | - |
dc.contributor.referee2 | Baroni, Patrícia Raquel | - |
dc.description.resumo | Este estudo tem o objetivo de compreender a atuação da gestão escolar diante das diversas desigualdades que permeiam nas instituições públicas da educação infantil. O interesse por este tema se deu a partir das vivências nos Espaços de Desenvolvimento Infantil – EDI localizados no Rio de Janeiro durante o período de estágio do curso de Pedagogia. As experiências vivenciadas me possibilitaram estar mais próximo de muitas realidades que me afetaram enquanto profissional da educação. Com a finalidade de analisar o desenho das ações dos gestores escolares frente às desigualdades na etapa da primeira infância a metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, de abordagem bibliográfica, em que se consistiu em utilizadas duas plataformas, Periódicos CAPES e SciElo Acadêmico sobre os descritores gestão escolar e desigualdades. Com o propósito de conhecer a realidade de campo, foram visitadas duas escolas de EDI e realizada entrevistas com suas gestoras. Os autores que subsidiaram este estudo foram, principalmente, Marques (2019), Dornelles (2019) e Munanga (2006) que nos possibilitaram o diálogo, para compreender o desenho da desigualdade racial nos espaços de educação infantil. Diante das buscas nas plataformas, foi possível perceber um silenciamento na discussão das desigualdades, que permeiam estes espaços, tendo em vista o resultado encontrado durante a pesquisa referida para a etapa da educação infantil. Em paralelo às fontes teóricas, identificamos também a ausência de reflexões sobre as situações discriminatórias entre as crianças das instituições entrevistadas no seu cotidiano. As análises deste estudo deixaram evidências de que na faixa etária da educação infantil existem lacunas sobre a desigualdade e, consequentemente, um silenciamento sobre as possíveis discriminações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LSilva.pdf | 343.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.