Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20751
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Descarte de medicamentos vencidos ou em desuso: análise da informação disponível para a população nos meios virtuais
Author(s)/Inventor(s): Salve, Sarah dos Santos
Advisor: Martins, Samantha Monteiro
Co-advisor: Vieira, Uliana Pontes
Abstract: Introdução: Os medicamentos constituem tecnologias em saúde que são utilizadas para a solução ou a redução dos problemas de saúde de indivíduos ou populações devendo ser usados de forma racional. Contudo, o uso inadequado de medicamentos constitui um problema mundial que contribui para seu acúmulo nas residências e posterior descarte inadequado no meio ambiente, causando poluição. Portanto, divulgar informações em linguagem acessível para a população sobre o porquê, como, quando e onde descartar corretamente os resíduos de medicamentos é de fundamental importância para evitar a contaminação do meio ambiente e outros danos à saúde humana e animal. Objetivos: buscar, identificar e analisar estratégias de divulgação de informação para o público leigo sobre descarte de medicamentos vencidos ou em desuso em uma rede social e em uma plataforma de busca com ampla utilização no Brasil. Métodos: a busca pelas publicações sobre descarte de medicamentos vencidos ou em desuso, voltadas para o público leigo, foram feitas em uma rede social (YouTube) e em uma plataforma de busca (Google). Foram utilizadas as seguintes expressões de busca: “como jogar remédio fora”; “o que fazer com remédio que não uso mais?” e “como descartar medicamentos”. Foram identificados e analisados apenas os primeiros dez resultados da pesquisa feita com cada expressão de busca, considerando que em geral apenas os primeiros resultados atraem a atenção da pessoa que realiza a pesquisa. No total, trinta vídeos e trinta publicações foram incluídas no estudo, sendo analisadas qualitativamente apenas aquelas relacionadas ao tema, com base nos seguintes critérios: como, onde, quando e por qual motivo o descarte correto de medicamentos deve ser feito. Resultados e discussão: 12 (40%) dos 30 vídeos oriundos da busca no Youtube e 17 (56,6%) das 30 publicações obtidas no Google apresentaram relação com descarte de medicamentos. A análise qualitativa dos vídeos e publicações mostrou que a maioria atendia os quesitos analisados, mas que apresentavam diferenças quanto à clareza e qualidade das informações preestadas. Além disso, os vídeos sobre descarte de medicamentos apresentaram uma linguagem mais acessível à população em comparação às publicações encontradas no Google sobre o tema. Conclusão: considerando que as mídias virtuais analisadas são bastante utilizadas pela população, estas apresentam um grande potencial para disseminar informações corretas sobre o descarte de medicamentos. Contudo, a discrepância na qualidade da informação prestada pode confundir a população e comprometer a sua adesão à causa.
Keywords: Medicamentos
Resíduos químicos
Meios de comunicação
Internet
Saúde pública
Drugs
Chemical waste
Communications media
Public health
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Nov-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SALVE, Sarah dos Santos. Descarte de medicamentos vencidos ou em desuso: análise da informação disponível para a população nos meios virtuais. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SSSalve.pdf505.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.