Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20854
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Caracterização dos glicosaminoglicanos do sistema nervoso central e seu envolvimento no processo de neurorregeneração na ascídia Phallusia nigra
Author(s)/Inventor(s): Reis, Evelyn Mendonça
Advisor: Barros, Cintia Monteiro de
Abstract: As ascídias são invertebrados marinhos que pertencem ao filo Chordata, subfilo Urochordata e, devido a sua proximidade filogenética com o Vertebrata possuem várias semelhanças com este, inclusive no sistema nervoso central (SNC). Entretanto, apesar de semelhantes apresentam diferentes capacidades regenerativas. Enquanto, os vertebrados regeneram o SNC somente durante a fase embrionária e com várias restrições, as ascídias têm a capacidade de regenerar completamente seu SNC após completa ablação em adultos. Estudos recentes mostram que várias substâncias têm participação na regeneração parcial do SNC em vertebrados como os glicosaminoglicanos (GAGs). Estes foram vistos como constituintes de uma matriz extracelular especializada conhecida como rede perineuronal (RPN). Alguns GAGs da RPN como o heparam sulfato (HS) que possui capacidade de estimular o crescimento de dendritos, e outros como o condroitim sulfato (CS) conhecido por inibir. No presente estudo, foi induzida a degeneração do SNC central da Phallusia nigra utilizando a neurotoxina 3-acetilpiridina (3-AP), que promove a lesão química em neurônios. Além disso, foi investigado o perfil de GAGs do SNC da ascídia através de extração e eletroforese em gel de agarose. A neurotoxina 3-AP foi administrada na circulação sistêmica da ascídia, e ao fim de 24 horas após a aplicação da droga, os animais foram eutanasiados e o SNC dissecado e processado para microscopia de luz. Foram realizados também, ensaios de imunofluorescência para traçar o perfil degenerativo e regenerativo do SNC utilizando-se anticorpos, anti-β-III-tubulina (TUJ – marcador de neurofilamento), anti-heparam sulfato, e anti-dermatam sulfato. Dessa forma, a eletroforese em gel de agarose demonstrou a presença de dermatam sulfato (DS) e HS na matriz extracelular (MEC) do SNC mais especificamente na RPN. E, 24 horas após a injeção de 3-AP foi observado vacuolização e desorganização tecidual, quando comparada com os animais controle. A imunofluorescência com TUJ mostrou redução de neurônios no córtex neural. E na MEC observou-se aumento de HS e DS no SNC. Estes resultados demonstram em conjunto que o HS e DS estão envolvidos no processo de regeneração do SNC da Phallusia nigra assim como observado nos mamíferos.
Keywords: Ascídias
Sistema nervoso central
Regeneração nervosa
Glicosaminoglicanos
Glicosaminoglicanos
Nerve regeneration
Glycosaminoglycans
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: REIS, Evelyn Mendonça. Caracterização dos glicosaminoglicanos do sistema nervoso central e seu envolvimento no processo de neurorregeneração na ascídia Phallusia nigra. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2013.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMReis.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.