Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20869
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Dos abrigos emergenciais ao conjunto habitacional terra nova: reavaliação da política de reassentamento da população atingida pelo desastre de 2011 no município de Nova Friburgo (RJ)
Author(s)/Inventor(s): Machado, Lethicia Silva
Advisor: Coelho Netto, Ana Luiza
Abstract: Em janeiro de 2011, a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro testemunhou um evento com dimensões catastróficas, onde foram mapeados 3.622 deslizamentos numa área de 423 km2 situada, em grande parte, no município de Nova Friburgo (RJ), como descrito por Coelho Netto et al. (2013). Este evento gerou perdas e danos de naturezas diversas, incluindo perdas irreversíveis de vidas humanas (+1.000 pessoas, entre mortos e desaparecidos) além de profundos distúrbios de ordem ambiental. A dimensão das perdas sentidas pela Região Serrana fez que com as atenções se voltassem para os agentes e políticas pública. O planejamento necessário para a gestão de risco de desastres é um processo complexo, de forma que medidas que almejam a redução do impacto de um evento extremo através do preparo e resposta devem ser centrais para uma gestão eficaz. Entre estas medidas, destacam-se a criação de um sistema de alerta e alarme eficiente, instalação de abrigos emergenciais e reassentamento de população atingida. O conjunto habitacional Terra Nova, reassentamento que mais recebeu famílias em Nova Friburgo após a tragédia de 2011, recebeu pelo menos mais 10 mil habitantes em uma localidade sem serviços e outras estruturas urbanas básicas. Esta realocação sem preparo organizacional adequado ocasionou problemas não somente em relação à dificuldade de adaptação a nova moradia e seus arredores, mas também em relação ao aumento da recorrência de recentes episódios de violência (SILVA, 2018). Nesse sentido, este estudo se propõe a obter um panorama da experiência destas famílias afetadas em 2011, desde o momento do desastre até o reassentamento no conjunto habitacional Terra Nova. Para alcançar esse objetivo, este trabalho pretende atualizar o acompanhamento iniciado por Silva (2018) sobre as condições de vida dos moradores do Terra Nova, reavaliando se de fato a adaptação ao novo ambiente foi alcançada, além de relacionar a condição atual de vida com a trajetória que se iniciou no momento do desastre. Para isso foram aplicados questionários previamente estruturados a 45 moradores do Terra Nova. Com este panorama traçado, este trabalho deve servir como subsídio ao aprimoramento de estratégias de prevenção, preparo e resposta a possíveis novos desastres. Os maiores desafios parecem estar associados a falta de diálogo e participação da comunidade na gestão dos riscos, fato que motivou os esforços deste estudo em coletar, organizar e compreender as vivências e impressões da população atingida no desastre de 2011.
Keywords: Deslizamentos (Geologia)
Nova Friburgo (RJ)
Desastres ambientais
Habitação
Pessoas desabrigadas
Landslides
Environmental disasters
Environmental disasters
Holding
Homeless persons
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Production unit: Instituto de Geociências
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 27-Jan-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MACHADO, Lethicia Silva. Dos abrigos emergenciais ao conjunto habitacional terra nova: reavaliação da política de reassentamento da população atingida pelo desastre de 2011 no município de Nova Friburgo (RJ). 2023. [52] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSMachado.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.